Não apenas para gamers e fanboys: porque os investidores devem levar os NFTs a sério
Algumas pessoas estão aproveitando os NFTs, e quase todos podem tentar a sorte e experimentar o nicho emergente.
Se você tem seguido a indústria de criptomoedas, deve ter ouvido pelo menos uma vez sobre tokens não fungíveis, a menos que você tenha sido trancado em um bunker à prova de NFT no ano passado.
Desenvolvidos originalmente para serem usados em jogos de cartas colecionáveis, os NFTs podem representar quaisquer ativos exclusivos cuja escassez e propriedade possam ser comprovadas em uma blockchain. O desenvolvimento da tecnologia desde então teve os NFTs sendo usados para uma série de ativos no jogo, coleções digitais, obras de arte exclusivas e muito mais.
Mas se seu sobrenome não é Guggenheim, você não entende por que adultos crescidos ficam tão animados com Doctor Who ou Star Trek, e sua carreira de jogador consiste em baixar brevemente o Candy Crush no celular, por que você deveria se importar com isso?
Bem, porque alguns desses ativos digitais estão sendo vendidos por quantias obscenas de dinheiro. E se você está lendo isso, é completamente razoável sugerir que você provavelmente está interessado em ativos digitais e nas oportunidades que eles apresentam.
Nem tudo que reluz é ouro
Claro, quando quantias obscenas de dinheiro estão em jogo (e aparentemente para algo tão simples como cunhar um tweet antigo na blockchain), então você, seu vizinho, sua mãe e seu cachorro, tentarão entrar na ação.
A corrida do ouro que se seguiu viu o florescente mercado de NFT em comparação com a bolha de oferta de moedas inicial de 2017. Todos, desde o criador do Litecoin (LTC) Charlie Lee à BBC, alertaram sobre o potencial da bolha de NFT para estourar iminentemente. Ironicamente, Lee, no processo, criou um NFT que acabou sendo vendido por 5 Ether (ETH) e sem dúvida tem valor genuíno, dado seu status na indústria de criptomoedas.
Como o boom da OIC, certamente existem projetos de valor questionável; embora desta vez, avaliar esse valor seja um pouco mais subjetivo do que simplesmente fazer a devida diligência no enésimo projeto de token de utilidade este mês.
Ao contrário do boom da ICO, os NFTs têm o potencial de alcançar muito mais longe do que uma variedade de libertinos, investidores com visão de futuro e nerds de tecnologia, e trazer a tecnologia blockchain e, em última análise, seu método de pagamento preferido, criptomoeda, para um público muito maior.
Um cenário emergente se formou em torno da negociação de NFTs como estratégia de investimento primária. Alguns dos principais participantes do espaço responderam a uma pergunta do Cointelegraph sobre: “Por que os investidores deveriam estar prestando atenção aos NFTs?”
É a próxima grande parada
Danny é um entusiasta da arte e tem investido em colecionáveis sofisticados, terrenos virtuais e arte em blockchains nos últimos dois anos. Ele inicialmente descobriu o Bitcoin (BTC) em 2013 e, tendo visto como a criptomoeda radicalizou o mundo das finanças, estava convencido de que “os NFTs acabariam tokenizando todo o resto”.
“Investir em algo que tinha potencial para se tornar mainstream, ao mesmo tempo que apoiava [artistas] e projetos individuais, era um cenário de win/win”, disse ele. Danny acredita que ainda estamos nos estágios iniciais da adoção do NFT e que “ainda há muitas oportunidades e inovações no espaço do NFT”.
Zurab Kazhiloti dirige a Bitscale Capital, que apóia vários projetos relacionados a NFT, incluindo Flamingo DAO, uma organização digital autônoma que se concentra exclusivamente em investimentos em ativos NFT. Ele acha que todos que já pensaram em investir em arte deveriam prestar atenção ao mercado de NFT:
“Os colecionadores conseguem obter peças de arte incríveis sem sair de casa, e os artistas conseguem atingir públicos muito mais amplos e monetizar ainda mais sua arte.”
Ele também disse que “a sensação de satisfação de propriedade digital é algo que as pessoas realmente amam”.
Mas eu não tenho um diploma de história da arte
Então, seja por arte, diversão ou lucro, se alguém quiser entrar nos NFTs … como começar?
Andrew Steinwold, sócio-gerente do fundo de investimento focado em NFT Sfermion, adota uma abordagem estritamente racional e destila as informações em seus fundamentos centrais. Sendo equipe (ou artista), produto, economia simbólica, comunidade, mercado, dados e riscos. Em seguida, ele deve considerar quais ativos estão disponíveis:
“Alguns projetos – é fácil porque eles têm um ativo investível (terreno virtual tem NFTs de terreno), mas para outros projetos, é bastante difícil porque eles têm muitos tipos diferentes de ativos (terrenos, itens, criaturas, tokens, etc).”
Priyanka Desai, vice-presidente de operações da Flamingo DAO, também acredita que os investidores devem cavar fundo, mas apenas brincando para descobrir a mecânica de cada coisa. “Tudo começa como um brinquedo”, disse ela, contando ao Cointelegraph que muitos membros se aprofundam na mecânica para ver como eles próprios a usariam.
Danny gosta de considerar as credenciais de um projeto em potencial, adequação ao mercado e estética, com uma inclinação particular para arte e itens colecionáveis com algum tipo de significado histórico ou inovador:
“Gosto particularmente de obras de arte que posso exibir na parede para iniciar uma conversa para os convidados, já que a maioria dos meus amigos do mundo real está apenas começando a entender criptomoedas, quanto mais NFTs.
Procurando pela próxima grande novidade
Então, o que vem a seguir para a cena NFT e, de fato, o mercado? O que o futuro reserva para os tokens não fungíveis? Desai acredita que os NFTs trarão um grande aumento na adoção geral da criptomoedas, dizendo: “Isso é digerível e a mídia e o entretenimento fazem parte da vida”.
Além disso, a renomada casa de leilões Christie’s acaba de vender sua primeira obra de arte puramente digital baseada em NFT, já que a “First 5000 Days” do Beeple foi vendido por mais de US$ 69 milhões, e Desai acha que o flerte da criptomoeda com o mundo da arte pode fazer com que as principais criptomoedas sejam aceitas para todos arte.
Danny disse que esse caminho para a adoção em massa já está em andamento, com influenciadores e artistas começando a usar os fluxos de receita do NFT por meio da comunidade direta e do envolvimento dos seguidores. Ele observa que “as pessoas querem apoiar seu influenciador, artista, ator favorito etc., resultando em mais curiosidade sobre o espaço do NFT”.
Ele gostaria, no entanto, de ver a adoção simplificada “a ponto de os usuários não precisarem se preocupar em comprar uma criptomoeda específica, instalar um plug-in de navegador e, em seguida, tentar entender as taxas de gás”.
Danny também está olhando para o elemento play-to-earn dos jogos de blockchain com interesse, dizendo que a promessa dessas mecânicas de fornecer oportunidades para qualquer pessoa no mundo ganhar a vida enquanto participa de um ambiente social é muito poderosa. Isso por si só será um impulsionador substancial de crescimento nos próximos anos.
Kazhiloti aponta que #NFT recentemente mudou #DeFi nas tendências de pesquisa do Google, e ele está impressionado com a rapidez com que os NFTs estão aparecendo na vista dos colecionadores regulares. Ele acredita que “barreiras de entrada baixas e fácil acesso à maioria das coleções” são os catalisadores desse crescimento.
Steinwold acredita que os NFTs se tornarão um dos maiores mercados do mundo: “Ainda não estamos na primeira entrada, então jogue jogos de longo prazo com pessoas de longo prazo.” Ele sente que os NFTs são mais humanos e acessíveis do que alguns dos conceitos difíceis de entender do mercado. Ele também disse que os investidores devem prestar atenção ao que os NFTs permitem:
“De repente, cada item digital pode ser transformado em um bem negociável. Isso significa que a Internet of Goods agora está aqui e terá ramificações massivas para o nosso futuro. ”
“O creme” sempre aumenta
O mercado de NFT certamente está experimentando o crescimento explosivo que os ICOs viram em 2017, embora até onde isso possa ir, só o tempo dirá. Os investidores profissionais acreditam que o aumento na adoção está apenas começando e que a aceitação geral potencial está no horizonte. Mas um cínico pode argumentar que eles poderiam ter lhe contado que …
Certamente não está mostrando nenhum sinal de parar em breve e se alguma coisa parece estar acelerando. Vai esticar demais e estourar? Nesse caso, seria de se imaginar que, de maneira semelhante ao boom da OIC, os ativos mais valiosos ainda teriam valor do outro lado.
Relacionado: Os NFTs superaquecidos? Um nicho de mercado prestes a subir ou a explodir caindo para 0
Ou o mercado amadurecerá rápido o suficiente para começar a separar naturalmente o joio do trigo e desenvolver sistemas de avaliação e suporte que acompanhem seu crescimento? De qualquer forma, acabamos com uma adoção muito maior e mais convencional da tecnologia e criptomoedas de blockchain.