Hackers norte-coreanos lançam campanha global de phishing mirando crise de COVID-19

Segundo informações, hackers apoiados pela Coréia do Norte estão preparando uma campanha massiva de phishing para aproveitar a crise do COVID-19

Um estudo realizado pelo fornecedor de segurança cibernética Cyfirma alertou sobre uma campanha global de phishing que será lançada pelo grupo norte-coreano de hackers Lazarus em 21 de junho. A campanha terá como alvo seis países e mais de 5 milhões de empresas e indivíduos.

De acordo com o relatório publicado em 18 de junho, o Lazarus sujeitará Cingapura, Japão, Índia, Reino Unido, Coréia do Sul e Estados Unidos a uma campanha maciça de phishing. Os hackers tentarão tirar proveito das pessoas que recebem pagamentos estabelecidos por vários países, na tentativa de mitigar a crise do COVID-19.

Em busca de criptomoedas?

O Lazarus parece estar se passando por contas do governo usando e-mails falsos. Eles pedem que os destinatários visitem sites fraudulentos que pedem dinheiro e salvam seus dados pessoais. No passado, os hackers norte-coreanos preferiam ser pagos em criptomoedas.

Não há detalhes adicionais sobre os métodos específicos que o grupo Lazarus usará para coletar dinheiro de suas vítimas.

Um porta-voz da Cyfirma disse à Cointelegraph:

“Em 1º de junho, a plataforma pegou um indicador inicial da comunidade de língua coreana que discutia uma pasta chamada ‘Health-Problem-2020’ e foi quando descobrimos toda a campanha direcionada aos EUA, Reino Unido, Japão, Coréia do Sul, Índia e Cingapura. Esta campanha global de phishing é bem planejada em todas as frentes, aproveitando a engenharia social para atrair indivíduos e empresas a divulgar informações pessoais e financeiras. Cidadãos e proprietários de empresas precisam desesperadamente desses pacotes de apoio fiscal do governo e as chances de serem vítimas desse ataque de phishing são muito altas. ”

Governos estão alerta

A empresa de segurança cibernética esclarece que ainda não viu URLs para os sites de phishing encontrados nos modelos de email coletados durante sua pesquisa, mas espera que essas informações sejam reveladas em breve. Eles também afirmam que os governos dos países-alvo foram avisados sobre a próxima campanha do Lázaro.

Recentemente, Kim Jong-un, líder norte-coreano, supostamente incentivou o Lazarus a roubar criptomoedas como o Bitcoin (BTC) usando esquemas de phishing. Fontes indicam que o país intensificou esses esforços para evitar um colapso financeiro durante a crise do COVID-19.

LEIA MAIS

Você pode gostar...