A Kiva, uma organização sem fins lucrativos lançou uma plataforma Blockchain para facilitar o crédito em Serra Leoa
A organização sem fins lucrativos Kiva, juntamente com o governo da Serra Leoa, lançou uma solução blockchain para o histórico de crédito em todo o país
A Kiva, empresa sem fins lucrativos sediada em San Francisco, uma empresa que financia crowdfunds para inclusão financeira, lançou uma plataforma blockchain para o histórico de crédito com o governo de Serra Leoa.
De acordo com um relatório da Reuters em 21 de agosto, Kiva e o presidente da Serra Leoa, Julius Maada Bio, lançaram em conjunto a iniciativa blockchain na capital do país.
A plataforma utilizará dados biométricos coletados pelo governo, como impressões digitais, para acessar o histórico de crédito dos cidadãos do país. Isto supostamente dará um jeito para os credores obterem o histórico de crédito dos cidadãos.
Indivíduos que procuram dinheiro emprestado teriam uma carteira digital para empréstimos e suas transações seriam registradas em uma blockchain. A carteira digital será fornecida por meio de um aplicativo e seus parceiros fornecerão pontos de acesso Wi-Fi móveis para garantir que os usuários tenham acesso à Internet.
De acordo com o Ministério da Informação em Serra Leoa, mais de 85% da população do país não tem acesso à Internet. Além disso, o banco central do país afirma que mais de 75% da população não é bancada. Em vez disso, os locais dependem de instituições informais, como bancos comunitários, mas essas organizações não compartilham informações de crédito ou só o fazem por taxas muito altas.
O Presidente Bio afirmou que o governo tem como objetivo que todos os bancos e instituições de microfinanças do país se estabeleçam com o sistema blockchain até o final do ano. David Sengeh, chefe da Direcção de Ciência da Serra Leoa, comentou:
“A falta de identificação, ou a incapacidade de verificar essa identificação para fins de crédito, aumenta o custo dos negócios para todos”.
Bio anunciou pela primeira vez que o governo estava trabalhando com Kiva na rede na 73ª Sessão da Assembléia Geral das Nações Unidas no ano passado.
Atendendo os desbancarizados com aplicativos blockchain
Como relatado anteriormente pela Cointelegraph, a empresa de crowdsourcing da Internet Share Internet Data Ltd (SID) e a empresa de private equity LDJ Capital co-lançaram um aplicativo – LDJ Digital – para serviços bancários digitais baseados em blockchain.
objetivo declarado do aplicativo é fornecer serviços bancários para todas as pessoas sem conta bancária. O aplicativo é integrado à plataforma SID, que é um aplicativo que permite aos usuários fornecer acesso temporário à internet a outros dispositivos móveis – semelhante à funcionalidade do hotspot wifi.