‘Nenhum banco central do mundo está trabalhando no uso de moedas digitais para o varejo’, diz R3

Nenhum banco central está atualmente trabalhando em um CBDC que possa ser usado pelos consumidores, de acordo com a empresa de blockchain R3.

Atualmente, nenhum banco central está trabalhando em uma moeda digital do Banco Central, ou CBDC, que pode ser usada pelos consumidores, de acordo com a empresa de blockchain R3.

Um relatório recente da R3 afirma que nenhum banco central está atualmente buscando o desenvolvimento de um CBDC de varejo. Como explicam os autores do documento, as CBDCs são divididos em atacado e varejo: o primeiro é limitado a bancos comerciais, enquanto o último pode envolver empresas, pequenas empresas e até indivíduos.

O relatório explica que uma CBDC de atacado é apenas uma nova etapa de modernização para os bancos centrais, enquanto um CBDC de varejo “é uma oportunidade para estender o acesso ao dinheiro do banco central digital”. Curiosamente, o relatório afirma claramente que todos os projetos CBDC atualmente desenvolvidos pelos bancos centrais em todo o mundo visam criar sistemas CBDC por atacado:

“Ao contrário da CBDC no atacado, a CBDC no varejo atualmente não existe na produção. O varejo geralmente se refere ao público em geral, empresas e certas instituições financeiras que atualmente não têm acesso ao dinheiro do banco central. Como resultado, experimentos no espaço são incrivelmente novos. No entanto, os bancos centrais de todo o mundo […] estão começando a comprometer recursos para implementar a CBDC de varejo. ”

Desenvolvimento de CBDCs

Embora esses sistemas possam diferir significativamente do “dinheiro digital” que muitos esperavam, as CBDCs estão sendo amplamente pesquisadas e desenvolvidas em todo o mundo. Um exemplo particularmente famoso é a moeda digital da China, que de acordo com relatórios de meados de abril, agora está sendo testada em quatro cidades diferentes do país.

Além disso, como Cointelegraph noticiou recentemente, rumores sugerem que a Starbucks e o McDonald’s também estão preparados para aceitar o CBDC da China.

LEIA MAIS

Você pode gostar...