Banco central nigeriano adiciona atualização NFC ao eNaira para pagamentos sem contato
O banco central enfatizou que a adição da tecnologia NFC desempenhará um papel crucial no aumento das taxas de adoção da CBDC.
Apesar da demissão do ex-governador há quase dois meses, o Banco Central da Nigéria (CBN) continua comprometido com o projeto de moeda digital do banco central (CBDC), não dando indicações de abandoná-lo.
De acordo com uma reportagem do veículo de notícias local The Sun, o banco central recentemente aprimorou o aplicativo móvel do CBDC incorporando a tecnologia Near Field Communication (NFC). Essa atualização permite que dispositivos móveis e terminais de pagamento interajam quando próximos, facilitando pagamentos convenientes e sem contato com a eNaira.
Apesar de versões anteriores incorporarem códigos QR, o CBN enfatiza que a adição mais recente da tecnologia NFC desempenhará um papel crucial no aumento das taxas de adoção para o CBDC. Joseph Angaye, diretor adjunto do departamento de gestão de riscos do CBN, revelou que o regulador bancário está comprometido em utilizar tecnologia inovadora para aprimorar a experiência do usuário.
Adotando a ideia de utilizar tecnologia de ponta, Angaye revelou que o CBDC seria equipado com recursos de programação. Ele explicou que esses recursos de programação poderiam limitar os pagamentos do CBDC exclusivamente a programas governamentais designados, reduzindo o risco de fraude.
Em maiores explicações, Angaye enfatizou que a programação do CBDC permite a alocação direcionada de fundos para agricultores, possibilitando finalidades específicas, como aquisição de ferramentas. Ao implementar essa abordagem, os fundos transferidos para sua carteira de eNaira se tornam não desviáveis para qualquer propósito não relacionado, garantindo que o uso pretendido seja rigorosamente seguido.
Segundo relatos, Angaye destacou diversas vantagens dos CBDCs para os usuários de varejo no país, como mitigação de riscos de liquidação e processamento rápido de transações. Ele enfatizou que a eNaira visa resolver o problema da inclusão financeira, e o papel pioneiro da Nigéria na adoção de CBDCs fornece informações valiosas para diversos agentes econômicos e entidades aprenderem com a experiência do país.
A Nigéria lançou sua eNaira em 2021 para fazer parte de um grupo exclusivo de países com oferta de CBDC. No entanto, as taxas de adoção ficaram abaixo das expectativas, levando o banco central a explorar várias opções para impulsionar o uso.
O banco central lançou casos de uso nos setores de transporte, enquanto incluiu a funcionalidade USSD na oferta. Com baixas taxas de adoção, o ex-governador do CBN, Godwin Emefiele, culpou os bancos comerciais por sufocarem o crescimento da eNaira em favor de sua lucratividade.