Cripto-tendências: agência italiana de direitos autorais cria 4M de NFTs, NFT com câncer de mama e muito mais

Algorand ajuda a proteger os direitos autorais de quase 100.000 autores, NFT aumenta a conscientização sobre o câncer de mama, o New York Times entra em ação e muito mais.

A agência italiana de coleta de direitos autorais, Società Italiana degli Autori ed Editori, SIAE, cunhou mais de quatro milhões de NFTs no blockchain Algorand para representar digitalmente os direitos de mais de 95.000 autores.

A parceria entre o SIAE e a Algorand teve início em 2019, com o SIAE com o objetivo de digitalizar toda a sua base de dados de direitos autorais para ajudar a descentralizar a gestão dos metadados. Os NFTs acabarão por fornecer aos proprietários de direitos autorais, como autores e editores, fluxos de royalties para seus trabalhos.

A tokenização dos artigos e trabalhos publicados permitirá ao sistema “transferir a gestão diretamente aos titulares dos direitos, que poderão gerir diretamente os metadados relativos aos seus direitos”, afirmou o gerente geral do SIAE Gaetano Blandini

“A tecnologia Blockchain é definitivamente uma vertente interessante para continuar a ser explorada uma vez que proporciona transparência e eficiência – por design – características, que são fundamentais para quem, como nós, gerencia o salário do trabalho duro de outras pessoas”.

Chainlink na luta contra o câncer?

Variable Random Function (função aleatória variável) da Chainlink, ou VRF, terá um papel fundamental em um novo experimento de arte conceitual em NFT, o Projeto Mahin, a fim de aumentar a conscientização e arrecadar fundos para o câncer de mama.

O projeto irá lançar 60 NFTs exclusivos representando seios, cada um dos quais pode ser infeliz o suficiente para “ser diagnosticado com câncer de mama”. O VRF designará aleatoriamente um em cada oito dos cânceres NFTs, representando as mesmas chances de mulheres que desenvolverão o câncer invasivo ao longo de suas vidas.

Essas ilustrações serão atualizadas permanentemente no momento para representar um estado de pós-operação, e os royalties de venda secundária do NFT aumentarão para 15%.

O projeto foi criado pelo artista Armaghan Fatemi e dedicado à sua mãe e a todas as outras mulheres que atualmente lutam contra o câncer de mama:

“Criamos este projeto com a intenção de aumentar a conscientização sobre o câncer de mama e temos o prazer de contribuir com todos os royalties para o Breast Cancer Now UK.”

Uma coluna sobre Tokens do New York Times

Um jornalista do New York Times escreveu um artigo explicando NFT, que ele então transformou no primeiro NFT baseado em um artigo do New York Times e o colocou em leilão. “Por que um jornalista não pode se juntar à festa da NFT também?” O colunista de tecnologia do NYT Kevin Roose tuitou em um tópico explicativo

O NFT está listado para leilão no mercado da Fundation com um lance atual em 7 ETH. Com 14 horas para seu final – neste momento de redação -, o item recebeu propostas de uma dúzia de pessoas diferentes, incluindo o diretor de comunicação do Coin Center, Neeraj Agrawal, e o produtor musical RAC.

Segue-se a conclusão de um leilão de três capas em NFT da Time Magazine no mercado Superrare. Cada capa foi vendida por cerca de 70 a 88 ETH com um quarto NFT com as três capas juntas sendo vendido por 35 ETH. As listagens ganharam considerável atenção da mídia tradicional, incluindo o fundador do The Street Jim Cramer.

Artista por trás do cartaz de Obama ‘Hope’ faz leilões NFT

Shepard Fairey, o artista por trás do pôster da campanha “Hope” do ex-presidente dos EUA Barack Obama, está vendendo um NFT chamado “Obey Ideal Power”. A venda vai ao ar no Superrare no dia 29 de março, às 13h EDT.

Fairey pretende usar esta e outras formas de arte para “aumentar a conscientização para as importantes questões políticas e sociais de nosso tempo”. Ele sugere que o poder não é totalmente ruim, pois também pode ser usado para beneficiar e elevar as pessoas, bem como oprimi-las. A venda é parte de uma colaboração entre a SuperRare e uma empresa chamada Verisart, que fornece certificados de propriedade para ativos baseados em blockchain.

LEIA MAIS

Você pode gostar...