O hype do NFT não está esfriando já que Coinbase e FTX mergulham mais fundo neste mercado

O mercado de NFT está crescendo a uma taxa fenomenal, mas existe uma demanda tão grande por produtos não fungíveis para atrair ainda mais pessoas e empresas para se juntarem à indústria?

Tokens não fungíveis (NFTs) e os mercados nos quais eles negociam têm sido o assunto do criptoverso há algum tempo. Mesmo em meio ao pico da corrida de touros, o hype para NFTs não está diminuindo. É discutível dizer que a tração que eles estão ganhando está no ponto mais alto agora e continua subindo ainda mais.

A indústria de NFT gerou US $ 10,67 bilhões em volumes de negociação durante o terceiro trimestre deste ano, marcando um aumento de 704% em relação ao segundo trimestre, de acordo com um relatório da DappRadar. Fora isso, as redes de blockchain Ethereum e Ronin foram responsáveis ​​por 77,73% e 19,53% dos números, respectivamente.

Em uma base ano a ano, os volumes de comercialização do terceiro trimestre deste ano aumentaram 38.060%, um número excepcionalmente alto para o crescimento de toda uma indústria.

Para capitalizar sobre esse crescimento, a maioria das principais exchanges de criptomoedas começaram a mergulhar no espaço com a promessa de criar mercados eficazes e econômicos para esses ativos digitais.

A FTX lançou um mercado NFT para seus clientes com base nos Estados Unidos em setembro. Logo depois, seu mercado foi expandido para incluir tokens do ecossistema Solana .

Binance lançou sua plataforma NFT em junho deste ano para oferecer aos seus clientes acesso ao “espaço NFT em expansão”. Esses anúncios foram seguidos por uma exchange de criptomoedas com sede nos Estados Unidos, a Coinbase, que se juntou ao espaço com seu próprio mercado NFT , que será lançado ainda este ano.

O mercado permitirá que os usuários cunhem, comprem, explorem e exibam tokens baseados em Ethereum. Os criadores manterão o controle de sua arte com contratos descentralizados e transparência de metadados, já que todos os NFTs estarão na cadeia.

A resposta a este anúncio foi esmagadora. A Coinbase abriu uma lista de espera para o mercado, que teve mais de 1 milhão de usuários registrados no primeiro dia . No momento em que este artigo foi escrito, a lista de espera cresceu para 2,43 milhões de usuários, o que supera em muito os usuários mensais do OpenSea, o maior mercado em volume de negociação .

Cointelegraph conversou com Alex Salnikov, cofundador e chefe de produto da Rarible, um mercado NFT, sobre o envolvimento dessas empresas em NFTs, que disse:

“Grandes empresas estão lançando suas próprias plataformas NFT porque reconhecem que os colecionáveis ​​digitais estão amadurecendo rapidamente em uma nova avenida criativa que atinge uma gama de públicos com os quais antes não podiam se conectar, especialmente agora que os NFTs se tornaram mais atraentes para o mainstream.”

Ele também mencionou que, além dos benefícios monetários para criadores e empresas na indústria de NFT, o espaço poderia ser visto como uma oportunidade para desbloquear a criatividade e a expressão de maneiras novas e nunca antes vistas.

Até mesmo uma das principais redes de blockchain, Ripple, anunciou um fundo de $ 250 milhões para criadores de NFT que se concentra em acelerar a adoção de NFT.

Apesar do exagero atual e da atenção da mídia tradicional, apenas uma pequena fração da população mundial conhece os NFTs e, à medida que essas empresas maiores se envolvem, estarão prestando um serviço ao subsetor, aumentando sua exposição e avançando para a tendência dominante adoção.

Quando essas grandes empresas investem em mercados emergentes como NFTs e colecionáveis, geralmente é um risco calculado. Pavel Bains, CEO da Bluzelle, uma rede de armazenamento descentralizada para criadores, disse à Cointelegraph:

“Cada uma dessas grandes empresas conhece bem seus clientes e o mercado-alvo que está em ascensão. Para eles, é a coisa certa a fazer e estar à frente da curva. Se for muito cedo, não prejudica muito o tesouro deles. ”

O mercado pode estar bastante saturado

Uma análise mais detalhada das métricas registradas neste mês sobre o mercado de NFT revela ainda mais uma visão interessante. SuperRare, um mercado NFT baseado em Ethereum, estabeleceu um novo recorde mensal de volumes de negociação de $ 35,88 milhões em outubro. No entanto, os colecionadores ativos mensais estão em 393 até o momento, o que é menos de 42% do máximo histórico de colecionadores médios mensais em março deste ano.

Isso reflete que o mercado pode estar bastante saturado com os mesmos investidores detendo uma fatia maior do bolo. Outra métrica reflete uma tendência semelhante para as baleias nos mercados e plataformas NFT.

Moonstream, uma empresa de análise de blockchain de código aberto publicou um relatório em 21 de outubro, que revelou que os 16,71% principais de todos os endereços possuem propriedade de quase 81% dos NFTs baseados na rede Ethereum no segundo e terceiro trimestre deste ano.

No entanto, Salnikov sugere que isso pode ser um bom sinal:

“Isso parece se alinhar com a regra 80-20, também conhecida como Princípio de Pareto, e não é muito diferente dos mercados tradicionais, onde geralmente 80% dos resultados resultam de 20% de todas as causas. Dado que o mercado de NFT ainda está nos estágios iniciais, essa descoberta sugere que ele está se tornando cada vez mais maduro. ”

Bains apontou que essa métrica é parte de um fenômeno maior: 

“O mesmo poderia ser dito sobre o BTC agora. Os compradores são provavelmente metade dos compradores que estavam lá antes do IPO da Coinbase. É assim que a criptomoeda funciona. Não acho que isso mude a tendência macro de criptoativos e NFTs. ”

Embora seja claro que o Bitcoin ( BTC ) é um ativo muito mais maduro do que os NFTs, em comparação com o mercado financeiro tradicional ele ainda está em um estágio incipiente.

Sakinov opinou que a indústria apenas começou a tocar a superfície do que os NFTs podem oferecer. Devido à evolução dos colecionáveis ​​digitais, mais plataformas estão se tornando cientes dos casos de uso em uma tentativa de garantir que a demanda por NFTs vá além de sua natureza colecionável.

Inovações como jogar para ganhar ajudam a indústria a crescer

Até recentemente, os NFTs mais comentados eram coleções exclusivas como CryptoPunks ou coleções baseadas e endossadas por celebridades. Além do direito de se gabar de serem usados ​​como avatares jpeg e de seu possível valor no mercado secundário no futuro, eles são altamente limitados em utilidade.

Bains é bastante cético em relação às coleções de celebridades como um todo:

“As coleções de celebridades estarão mortas quando chegarem. Eles vão atrair seus fãs e vão subir lentamente como itens colecionáveis ​​físicos de Celebridades. Mas, eles não terão a enorme demanda e valorização de preços que os produtos nativos de criptomoedas recebem. ”

Ele acrescentou que há muitas provas de que as criptmoedas tem sua própria cultura e deseja produtos que nascem dela.

Indo além de oferecer aos usuários a propriedade de crypto colecionáveis, os protocolos de jogos baseados em blockchain com um modelo play-to-earn (P2E) como Axie Infinity, CryptoBlades e Mobox estão ganhando força. Apesar de seu sucesso, este modelo está enfrentando algumas questões desafiadoras da comunidade de jogos tradicionais.

Relacionado: Proposta de jogos NFT em questão como reguladores e retrocesso de jogos tradicionais

Leighton Emmons, co-fundador do projeto NFT Blockchain Boys Club revelou à Cointelegraph sua perspectiva cética sobre o fenômeno P2E, chamando esses jogos de uma moda passageira:

“Um, os jogos online são abundantes, qualquer um que joga jogos online passa por fases de obsessão para completar a negligência para um jogo – você fica entediado eventualmente e quer uma nova experiência. ”

Ele acrescentou ainda que “ninguém vai construir estabilidade financeira com os jogos, considerando as horas que você precisará investir. O conceito parece um pouco com uma novidade divertida”.

Emmons acredita ainda que o conceito P2E é em si mesmo uma bolha: “O que acontece quando os NFTs se esgotam e os jogadores ganharam todos os fundos disponíveis (ou seja, seu dinheiro)? Os anúncios e patrocínios serão suficientes para pagar os custos operacionais, além das recompensas no jogo? ”

Relacionado: os jogos Play-to-earn estão inaugurando a próxima geração de plataformas

Com ou sem jogos P2E, a indústria de NFT está crescendo a uma taxa tremenda, atraindo todos os principais jogadores de blockchain para ter uma fatia do bolo.

Mesmo Vitalik Buterin, o co-fundador da Ethereum, tocou emaranhados neurofibrilares em uma entrevista recente podcast, onde ele falou sobre como emaranhados neurofibrilares podem atrair novos usuários para a esfera de criptomoedas:

“emaranhados neurofibrilares tem sido interessante do ponto de vista cultural, porque eles trazem as pessoas para Ethereum que têm uma mentalidade completamente diferente da DeFi e pessoas de criptomoedas regulares, por exemplo. ”

Como os NFTs agora crescem rapidamente em outras redes além da Ethereum, a adoção pode continuar a aumentar no futuro previsível, à medida que os maiores participantes da indústria agora começam a fazer suas apostas.

LEIA MAIS

Você pode gostar...