Novo modelo do Fiat 500 vai distribuir criptomoedas enquanto o motorista dirige

Gigante automobilística Fiat anunciou que o novo Fiat 500 100% elétrico vai estimular condutores a adotarem sustentabilidade através de recompensas em criptomoedas.

O novo modelo europeu do popular automóvel Fiat 500, da gigante automobilística italiana Fiat, vai dar criptomoedas de recompensas aos motoristas que tiverem uma conduta “mais amigável ao meio ambiente”, conforme matéria do portal Razão Automóvel.

Segundo o anúncio, a automobilística de Turim vai dar recompensas para os motoristas que fizerem os trajetos “mais ecológicos e tenham uma abordagem mais sustentável à prática da condução”.

Com a iniciativa, a Fiat seria a primeira construtora automobilística a recompensar seus clientes com criptomoedas a partir de uma perspectiva sustentável.

A novidade é uma parceria da fabricante automobilística com a Kiri Technologies, uma startup do Reino Unido voltada à sustentabilidade, e a Stellantis, outra startup voltada ao setor de e-mobility.

O programa de recompensas foi desenvolvido especialmente para o modelo elétrico do 500, o primeiro carro 100% livre de combustíveis da marca de automóveis torinense.

A criptomoeda, chamada de KiriCoin, faz alusão à Paulownia, uma árevore que absorve 10 vezes mais CO2 do que uma planta comum. Segundo a fabricante italiana, 1 hectare da árvore é suficiente para copensar 30 toneladas anuais de CO2, ou 30 veículos de passeio em um ano.

Como funcionam as recompensas

O programa do Fiat 500 elétrico usa a tecnologia de armazenamento em núvem para recolher os dados do automóvel, sem necessidade de nenhuma pré-configuração do condutor.

Os tokens KiriCoin são acumulados ao longo do uso do automóvel e são armazenados em uma carteira virtual, disponível no app oficial da Fiat. O italiano Gabriele Catacchio, diretor da Stellantis, diz no anúncio:

“Simplesmente conduzindo o Novo 500, conectado e equipado com o novo sistema de infoentretenimento, pode-se acumular KiriCoins numa carteira virtual mostrada na app Fiat. São carregados, na nuvem Kiri, dados de condução, como distância e velocidade, que são automaticamente convertidos em KiriCoins, usando um algoritmo desenvolvido pela Kiri. O resultado é descarregado diretamente para o smartphone do utilizador.”

Dentro das cidades, um quilômetro rodado equivale a uma KiriCoin, hoje cotaca a 0,02 EUR. Assim, se o condutor rodar 10.000km em um ano, ele pode acumular o equivalente a 150 EUR.

As criptomoedas podem ser convertidas em euros e usadas para compras através de um marketplace dedicado, que reunirá empresas de moda, acessórios de design e sustentabilidade.

Os condutores que mais pontuarem no “eco:Score”, um índice de sutentabilidade, poderão ganhar recompensas de parceiros da Fiat como Amazon, Apple, Netflix, Spotify e Zalando.

LEIA MAIS

Você pode gostar...