Nova métrica do Bitcoin Yardstick diz que US$ 20.000 por BTC agora está ‘extraordinariamente barato’

Apenas uma vez antes o BTC teve um valor tão bom em relação à taxa de hash – e isso foi muito antes da máxima histórica de 2017.

Uma métrica de preço de Bitcoin (BTC) simples, mas elegante, voltou às mínimas antes do mercado de alta de 2017.

Conforme observado por seu criador, Charles Edwards, CEO da gestora de ativos Capriole, o Bitcoin Yardstick está agora em seu segundo nível mais baixo da história.

Yardstick imprime a segunda leitura mais baixa de todos os tempos

À medida que as métricas on-chain convergem para colocar um fundo macro clássico para o BTC/USD, um novo candidato está sugerindo que o Bitcoin está ainda mais vendido do que o hodler médio acredita.

O Bitcoin Yardstick mede a relação entre o valor de mercado do Bitcoin e a taxa de hash – duas métricas fundamentais que, quando comparadas umas às outras, oferecem informações importantes sobre os preços.

Como Edwards explica, quanto menor o valor, mais “barato” o Bitcoin está – mais taxa de hash está sendo aplicada para proteger moedas de baixo preço.

Enquanto ele adverte que “não é um conselho de investimento”, isso tem implicações para possíveis compradores – muito do valor não realizado está na quantidade de trabalho feito para garantir o fornecimento de Bitcoin durante a supressão de preços.

Atualmente, a taxa de hash da rede Bitcoin está perto das máximas de todos os tempos, enquanto o preço caiu cerca de 75% em relação às últimas máximos de todos os tempos vistos em novembro de 2021.

“Hoje estamos vendo a segunda leitura mais baixa do Bitcoin Yardstick em toda a história do Bitcoin”, comentou Edwards:

“Isso significa que, em uma base relativa, o Bitcoin está extraordinariamente barato, dada a quantidade de energia usada na rede de computadores mais poderosa do mundo”.

Gráfico anotado do Bitcoin Yardstick. Fonte: Charles Edwards/Twitter

A taxa de hash do Bitcoin continua

O Yardstick alimenta o conceito de prova de trabalho (PoW), o algoritmo de mineração da rede Bitcoin e sua capacidade de armazenar e aumentar o valor ao longo do tempo com base na atividade produtiva. O Bitcoin Standard, o livro seminal do acadêmico Saifedean Ammous, concentra-se fortemente na ideia.

O oposto do cenário atual, entretanto, onde o preço é alto em relação ao trabalho realizado, ocorreu durante os anos de bull market de 2013 e 2017.

Em 2021, vários picos acompanharam o topo duplo do Bitcoin em abril e novembro, respectivamente, mas nenhum correspondeu à escala dos picos anteriores.

Gráfico do Bitcoin Yardstick. Fonte: Glassnode

Como o Cointelegraph relatou, os mineradores de Bitcoin estão sob estresse considerável, apesar do aumento da taxa de hash à medida que as margens de lucro são reduzidas.

O verão já viu um período de “capitulação” dos mineradores, com Edwards apresentando as evidências de recuperação em andamento em agosto.

Gráfico de taxa de hash do Bitcoin. Fonte: Blockchain

As visões e opiniões expressas aqui são exclusivamente do autor e não refletem necessariamente as opiniões do Cointelegraph.com. Cada movimento de investimento e negociação envolve risco, você deve realizar sua própria pesquisa ao tomar uma decisão.

VEJA MAIS:

Você pode gostar...