Nayib Bukele deixa o cargo de presidente em El Salvador em preparação para a reeleição
A presidente em ofício, Claudia Rodríguez de Guevara, primeira chefe de estado mulher em El Salvador, assumiu o cargo no dia 1º de dezembro e deve exercê-lo até junho de 2024
O presidente de El Salvador, Nayib Bukele, responsável pela legislação que reconheceu o Bitcoin (BTC) como meio legal de pagamento no país, renunciou ao cargo para fazer campanha.
Em 1º de dezembro, Bukele renunciou à presidência de El Salvador, após a aprovação da Assembleia Legislativa do país, permitindo que ele tirasse uma licença para se concentrar em sua campanha de reeleição em 2024.
“Situação atual da democracia em El Salvador: o cargo de Presidente da República será ocupado por alguém por quem ninguém jamais votou”, disse Héctor Silva, candidato à prefeitura de São Salvador, no X.
El legado correcto
The right legacy
https://t.co/dO2c0ZtQUN— Nayib Bukele (@nayibbukele) November 29, 2023
Bukele, que assumiu o cargo em junho de 2019, ficou conhecido por seus esforços para reduzir a taxa de homicídios em El Salvador, uma das mais altas do mundo na época, e por suas políticas pró-criptomoedas. Ele defendeu a adoção do Bitcoin como meio legal de pagamento pelo governo salvadorenho em setembro de 2021, e impulsionou a criação de uma ‘Cidade Bitcoin’ movida a vulcão no país.
Embora a taxa de homicídios tenha diminuído significativamente sob a liderança de Bukele, muitos críticos apontaram que El Salvador violou leis de direitos humanos em suas tentativas de combater as atividades de gangues.