Napster quer se reinventar como serviço Web3
A empresa de investimento em criptomoedas Hivemind e a Algorand adquiriram juntas a plataforma de streaming de música Napster para que o sistema implemente recursos Web3 e revolucione a indústria da música.
A Hivemind fez o anúncio no Twitter e disse que, junto com a Algorand, “a aquisição do Napster revolucionaria a indústria da música, trazendo blockchain e Web3 para artistas e fãs”.
Outras empresas também participaram da aquisição, incluindo Skybridge, Arrington Capital e G20 Ventures. Emmy Lovell foi nomeada CEO interina. Lovell já trabalhou com Warner Music Group, EMI Music e BBC.
Renascimento de plataformas P2P
A implementação do Web3 pelo Napster demonstra um renascimento nos serviços de compartilhamento de música. O LimeWire anunciou recentemente que retornará como um mercado de tokens não fungíveis (NFT) e abriu uma lista de espera.
A Hivemind é uma empresa de investimento em criptomoedas com sede em Nova York, e já investiu na ICO do LimeWire, Decent Labs e The Bitcoin Company. A empresa foi fundada por Matt Zhang, que anteriormente trabalhava no Citibank. A Hivemind revelou que fez parceria com a Algorand para servir como seu parceiro estratégico.
A Web3 irá revolucionar o streaming de música?
O Napster era uma plataforma de streaming de áudio peer-to-peer (P2P) que funcionava de forma semelhante ao BitTorrent. No entanto, foi atingido por uma série de ações judiciais por violação de direitos autorais, o que levou à sua falência em 2002.
Desde então, foi adquirido por outras empresas e transformado primeiro em uma loja de música online e, eventualmente, em um serviço de streaming.
Como serviço de streaming, o Napster enfrenta concorrentes como o Spotify, que domina o mercado de streaming de música. Seu sucesso dependerá fortemente dos planos específicos da Hivemind e da Algorand – os detalhes serão revelados em um futuro próximo.
Mas a indústria da música está, sem dúvida, entusiasmada com as tecnologias Web3. Além de várias plataformas NFT focadas em música, também houve experiências musicais no metaverso. O Spotify anunciou recentemente um paraíso sonoro no metaverso em colaboração com o Roblox.
O artigo Napster quer se reinventar como serviço Web3 foi visto pela primeira vez em BeInCrypto Brasil.