Prefeito do Missouri sugere dar aos moradores até US $ 1 mil em Bitcoin
Jayson Stewart sugeriu que os moradores de Cool Valley poderiam ser obrigados a manter os fundos por cinco anos
O prefeito de Cool Valley, Missouri, disse que estava explorando a doação de mais de US $ 1 milhão em Bitcoin para os 1.500 residentes da cidade.
Em uma entrevista na quinta-feira para a agência de notícias de St. Louis, KSDK, o prefeito Jayson Stewart disse que queria ver “todas as famílias da minha cidade receberem algum nível de Bitcoin”. Stewart disse que os fundos provavelmente viriam de alguns “doadores muito apoiadores”, mas não descartou o uso de dinheiro da resposta do governo ao alívio da pandemia para lançar a iniciativa.
O prefeito não especificou a quantidade de Bitcoin (BTC) que a cidade seria capaz de distribuir para cada morador, mas sugeriu que poderia ser qualquer quantia até US $ 1.000 – cerca de US $ 1,5 milhão, ou mais de 30 BTC no momento da publicação. No entanto, ele também sugeriu que os fundos podem exigir que os residentes de Cool Valley façam HODL por cinco anos.
“Minha preocupação número um é que alguém vende seu Bitcoin apenas para pagar a nota do carro e, então, quando o Bitcoin está em cerca de US $ 500.000 todos esses anos depois, eles realmente vão se arrepender disso”, disse Stewart.
Ele acrescentou:
“Eu acho que, fundamentalmente, esta é a melhor maneira de atender às necessidades básicas [de todos] – colocar o Bitcoin nas mãos de pessoas que mais podem usá-lo.”
A iniciativa Bitcoin de Stewart é semelhante à proposta por Andrew Yang, um candidato nas eleições presidenciais dos EUA em 2020. Yang apoiou doar a cada americano US $ 1.000 por mês na renda básica universal. Embora não tenha recebido a indicação do Partido Democrata, a renda básica freqüentemente estava sob os holofotes da mídia e tinha apoio aparentemente forte.
Legisladores em outras cidades dos EUA também adotaram uma postura política pró-cripto. Francis Suarez, prefeito de Miami desde 2017, propôs permitir que os residentes paguem impostos com Bitcoin e disse que pretendia que a cidade tivesse as “leis de criptomoeda mais progressivas”.
Como mostram os dados do Cointelegraph Markets Pro, o preço do Bitcoin era de $ 48.710 no momento da publicação, tendo subido brevemente para mais de $ 49.000 no início de hoje.