‘Paraíso da mineração’ para brasileiros, Paraguai investiga envolvimento ilegal de altos executivos em operações de criptomoedas

Mineração de criptomoedas no Paraguai está sob investigação das autoridades do país, com possível envolvimento de altos executivos de estatal de energia elétrica na mineração ilegal.

A atividade de mineração de criptomoedas no Paraguai, que tem muitos brasileiros como investidores, está sob investigação pelo envolvimento ilegal de altos executivos do país, segundo o jornal local La Clave.

Segundo o texto, executivos do setor energético da Administração Nacional de Eletricidade do Paraguai (ANDE) estariam envolvidos na mineração ilegal, prejudicando o abastecimento de energia do país. Por isso, as autoridades comandaram uma série de investigações em busca de parques de mineração clandestinos no país.

As operações foram feitas na região de Ciudad del Este, na fronteira com o Brasil, conhecida pela Ponte da Amizade que une ambos os países. A região também faz fronteira com a Argentina, na chamada tríplice fronteira.

As cidades em que os parques de mineração foram encontrados foram Monday e Acaray, ambas a cerca de 11km de Ciudad del Este.

A matéria diz que as operações seriam apenas uma forma de tentar intimidar os mineradores ilegais, forçando-os a dividir os lucros com altos executivos da estatal.

Porém, a notícia de que funcionários da ANDE estariam envolvidos na mineração ilegal de BTC caiu como um escândalo no país.

O presidente da estatal, Félix Sosa, diz “desconhecer a situação” e mandou desarticular o departamento envolvido na mineração de criptomoedas.

Por outro lado, as investigações teriam comprovado que altos executivos estariam envolvidos na atividade, colocando o próprio presidente sob suspeita.

Os altos executivos seriam responsáveis por facilitar licenças para os operadores ilegais em troca da participação nos lucros com criptomoedas.

O caso ganha ainda mais gravidade porque o Paraguai possui um sistema energético precário, que estaria sendo prejudicado pelo consumo de energia dos parques de mineração cripto.

O Paraguai atrai mineradores da América Latina pelo baixo custo energético, o que por outro lado força o sistema de energia do país, que não passou por um processo de modernização. Muitos investidores brasileiros preferem o país vizinho para comandar parques de mineração, em busca de mais eficiência e lucratividade.

LEIA MAIS

Você pode gostar...