Exclusivo: Os primeiros dias do Bitcoin e os emails de Dustin D. Trammell e Satoshi Nakamoto, uma conversa inédita

O Cointelegraph realizou uma entrevista exclusiva com Dustin D. Trammell um dos primeiros mineradores de Bitcoin

Não sabemos se Satoshi Nakamoto criou o Bitcoin sozinho, se teve a ajuda de outras pessoas ou se ele mesmo é apenas o pseudônimo de um coletivo de desenvolvedores.

Porém, após o lançamento do Bitcoin em 9 de janeiro de 2009, Satoshi passou a contar com vários colaboradores que baixaram o software BTC e por meio de feedbacks e conversas com Nakamoto ajudaram a melhorar o Bitcoin.

Entre eles, está Dustin D. Trammell, um dos primeiros cypherpunks a baixar a versão oficial do Bitcoin e extrair a criptomoeda.

Trammell é um cientista pesquisador de segurança de computador, especialista em segurança virtual e além de conversar com Satoshi e sugerir melhorias para o Bitcoin, ele também recebeu do criador do Bitcoin uma transação de alguns bitcoins.

O Cointelegraph conversou com Trammell sobre os primeiros dias do Bitcoin e, depois que a moeda virtual atingiu um novo recorde de avaliação acima de US $ 61.000, vamos ver o que o pioneiro pensa sobre o futuro da criptomoeda.

Senhoras e senhores: Dustin D. Trammell

1- Antes do Bitcoin, qual era a atmosfera nesse tópico sobre o e-cash? Você participou das discussões ou tentou criar uma moeda digital por ser apaixonado pelo assunto?

Dustin D. Trammell: Não tenho certeza … Minha introdução às moedas digitais foi literalmente quando Satoshi publicou o white paper Bitcoin na lista de discussão. Antes disso, a maior parte da minha experiência com moedas alternativas físicas lastreadas em metais, como o Liberty Dollar. Eu fui seguindo a lista de discussão sobre criptografia por um interesse casual em criptografia por causa da minha carreira em segurança da informação e estava principalmente focado em coisas como novos algoritmos, ataques e fraquezas em algoritmos e assim por diante.

2- Você usou as primeiras versões do Bitcoin Core (0.1.0 – 0.1.1 – 0.1.3) e deu um feedback ao Satoshi sobre elas, revisitando essas notas hoje, ele adotou suas sugestões? Você estava na lista do Sourgefourge? Havia também um IRC sobre Bitcoin e um Fórum (antes do BitcoinTalk) sobre o assunto, você também estava lá? Quais foram os assuntos?

Dustin D. Trammell: Não falei com Satoshi antes de lançar o white paper Bitcoin. A primeira versão que consegui revisar e executar foi a do lançamento público inicial na lista de e-mails alguns meses depois. Sim, usei a primeira versão pública e todas as versões posteriores.

Eu imediatamente comecei a enviar bugs e fazer perguntas que levaram aos e-mails que publiquei por meio do meu blog. Lembro-me de estar na lista do SourceForge porque queria acompanhar o desenvolvimento, mas acho que nunca postei nela. Fui inscrito nas listas Bitcoin-Development e Bitcoin-List, embora pareça, pelo meu histórico de e-mail, que não me inscrevi até 2013/2014. Não me lembro de estar no canal IRC ou no fórum original. Eu entrei no BitcoinTalk depois que ele foi criado.

3- Como era a mineração naquela época, era uma espécie de ‘estudo’ ou você já achava que o Bitcoin poderia ser uma moeda como é hoje? Você enviou algum Bitcoin para o Satoshi ou apenas o recebeu?

Dustin D. Trammell: A mineração era incrivelmente fácil, embora eu não tenha percebido nos primeiros dias que era necessário entrar nas configurações e, especificamente, ativar a mineração. Assim que fiz isso, fui para as corridas …

Então, houve alguns dias no início em que eu estava executando o software, mas ainda não estava minerando. Naquela época, você poderia facilmente minerar com CPUs de commodities e poderia gerar um bloco com 50 BTCs em qualquer lugar, de algumas vezes por dia a um a cada poucos dias, dependendo do seu poder de processamento.

Dado o meu interesse por moedas alternativas e segurança da informação, eu fiquei definitivamente interessado no projeto e achei que era promissor, mas na época não estava pensando tão à frente e sobre como ele evoluiu hoje. Se eu tivesse pensado, teria economizado muito mais Bitcoin do que fiz.

Eu costumava executar outros programas com “poder de processamento livre” em meus computadores, como o SETI @ Home, então pensei que poderia ceder alguns computadores para minerar Bitcoin e participar da rede com meu poder de processamento livre.

Naquela época, eu costumava enviar Bitcoins para mim mesmo, consolidando moedas em uma única carteira dos vários computadores em que estava minerando. Não me lembro de ter enviado nada para ninguém até anos depois, quando finalmente valeram mais de $ 0, e Satoshi só me enviou moedas uma vez usando meu endereço IP.

As moedas eram sempre enviadas pelo endereço Bitcoin, no blockchain, mas para enviar por IP, o cliente se conectava a esse IP e então solicitava um endereço Bitcoin para enviar para esse endereço na cadeia. O cliente de Satoshi se conectou diretamente ao meu e dessa forma, o meu cliente apenas forneceu o próximo endereço disponível em seu pool de endereços.

Na verdade, parei de minerar em algum momento e me esqueci do Bitcoin por um ou dois anos e estava completamente ignorante do que estava acontecendo com o projeto. Durante esse tempo, o valor aumentou de US$ 0 para cerca de US$ 9. Comecei a prestar atenção novamente quando saiu a notícia sobre o Bitcoin sendo usado no Silk Road. Provavelmente foi quando entrei para as outras listas de e-mail.

4- Você acha que Satoshi já havia trabalhado na criação de um e-cash antes do Bitcoin?

Dustin D. Trammell: Não tenho certeza, mas provavelmente não. Parece que ele reuniu muitas tecnologias e conceitos diferentes para criar o Bitcoin. Não tenho certeza se é possível ter esse tipo de clareza e falta de preconceito se você tivesse trabalhado especificamente com moedas digitais antes. Acho que você precisava de uma perspectiva externa.

Em retrospectiva, o Satoshi não parecia estar tentando resolver um problema técnico, mas sim um problema social. Um problema sistêmico com o sistema financeiro legado. Na época, porém, eles estavam muito focados na tecnologia, então alguns dos pontos filosóficos podem ter sido esquecidos ou minimizados por aqueles que não prestavam atenção suficiente.

5- Você acha que o Bitcoin encontrou a ‘fórmula’ para atingir seu valor ou acabou se tornando um ativo de investimento que será acumulado pelos mesmos ‘banqueiros’ e governos que o cypherpunks ‘uma vez lutaram’?

Dustin D. Trammell: Sim, hoje eu realmente acredito que o Bitcoin tem o potencial de se tornar o próximo ativo de reserva global do mundo. Já conquistou a Internet; As moedas alternativas nas exchanges são negociadas quase que universalmente contra o Bitcoin em pares ALT / BTC.

O Bitcoin tem uma política monetária sólida como uma rocha e um efeito de rede comprovado para continuar a impulsionar o seu valor para a lua contra outros ativos não escassos. O novo sistema financeiro que está sendo construído em cima do Bitcoin irá superar completamente os sistemas legados que literalmente não tem escolha, o Bitcoin irá substituí-los. Isso é as Finanças 2.0.

Acho que é um pouco tarde para banqueiros e governos, a menos que eles entrem no jogo rapidamente. A maior parte do Bitcoin já foi emitido e o estoque restante autorizado a ser emitido está diminuindo rapidamente, o estoque de moedas recém-cunhadas caindo pela metade a cada 4 anos ou mais.

Eles terão que comprar de detentores existentes, e a maioria de nós não tem intenção de vender para eles. Isso impulsionará o preço em relação às moedas fiduciárias de forma parabólica. O primeiro banco central a imprimir fiat para comprar Bitcoin vence.

6- Você imaginava que um dia haveria toda essa indústria em torno do Bitcoin? O que você acha de todos esses ‘derivados’ de Bitcoin que surgiram como Ethereum, CBDC e agora com DeFi? E quanto ao valor do Bitcoin, sua ideia de alternativa ao sistema ainda está viva ou foi engolida por investidores institucionais e se tornou um ouro digital?

Dustin D. Trammell: Sim, vi o potencial do Bitcoin se tornar muito grande e houve alguma discussão na época sobre o dimensionamento e como as soluções de segunda camada poderiam ser, mas isso cresceu muito além de minhas expectativas iniciais.

Eu gostaria de ainda ter a maior parte do bitcoin que extraí. Eu tinha uma porção. Eu dei muito para promover o Bitcoin. Comprei muitas moedas Casascius e bitbills e distribuí em convenções de hackers e segurança de computadores, feiras renascentistas, festas, deixei como gorjetas em restaurantes, etc.

Tenho certeza de que muitos deles foram perdidos, jogados fora ou desapareceram de outra forma, então você é bem-vindo por fazer seu BTC valer muito mais … Na época, eles valiam apenas entre $ 5- $ 10. Achei que era um marketing barato (: eu também comprei muitas coisas com Bitcoin, de imóveis e carro a máquinas de mineração de bitcoin e eletrônicos aleatórios. Eu possuo um dos distintivos de mérito nerd do Bitcoin que me custou … 1 BTC. Eles ainda devem custar 1 BTC se não estivessem esgotados:

Tenho opiniões mistas sobre outros projetos e sobre o potencial que eles têm. Tento manter a mente aberta e considerar cada um em sua própria filosofia e méritos técnicos. Por exemplo, eu realmente gosto do Ethereum, mas não é bem descentralizado e ETH é um dinheiro horrível.

Não era para ser dinheiro e a política monetária do Ethereum é praticamente inexistente. ETH é basicamente um token de utilitário que você usa para realizar coisas na rede Ethereum.

Eu seguro um pouco de ETH porque ocasionalmente gosto de fazer coisas na rede Ethereum, como jogar Decentraland e seguir e participar de todo esse movimento NFT / cryptoart que acho um tanto interessante.

Mas não o considero um investimento ou dinheiro, porque não tem uma política monetária estável e previsível. Só tenho o suficiente para realizar o que desejo fazer na rede. Dan Held escreveu recentemente uma excelente postagem no blog descrevendo as diferenças entre Bitcoin e Ethereum, e ele menciona mais de uma vez a falta de política monetária da Ethereum:

Ah, e eu também negocio ETH / BTC e outros mercados ALT / BTC com meus bots Blockhenge de negociação automatizados Blockhenge para acumular mais Sats. Esse é um bom bastante eficaz para o ETH e outras altcoins (:

Acho que “DeFi” tem um longo caminho a percorrer para solucionar os bugs e problemas de segurança com os sistemas de contrato de contabilidade digital. Por enquanto, vou me limitar ao projeto original de financiamento descentralizado, o Bitcoin.

7 – E o Satoshi, você acha que ele ainda tem acesso ao Bitcoin dele e continua trabalhando no desenvolvimento de criptomoedas ou ele realmente abandonou tudo?

Dustin D. Trammell: Eu não faço ideia. Meu melhor palpite é que Satoshi queimou essas chaves no início para evitar a tentação de se revelar mais tarde, ou às perdeu … Ou Satoshi está morto. Existem vários candidatos Satoshi plausíveis que agora não estão mais entre nós. Satoshi certamente não é Craig Wright (:

8- Sobre o Craig, você acredita que alguém poderia inventar tal mentira, visto que ela pode ser facilmente contestada? (bastaria que Satoshi movesse as moedas do bloco 9, por exemplo)

Dustin D. Trammell: Ele é um vigarista em série. Basta olhar para trás, ao longo de sua história, e é só golpe após golpe. Acho que ele não conhece outra vida. Eu também acho que ele não é tão inteligente quanto pensa que é … Ele viu uma oportunidade de tentar assumir a identidade de Satoshi, começou a fraude, então percebeu como seria tecnicamente difícil e percebeu no que ele havia se metido. 

Ele não pode provar criptograficamente que é Satoshi porque não é, e há várias maneiras de o Satoshi real conseguir isso, com muita facilidade. O verdadeiro Satoshi poderia assinar uma mensagem com a chave PGP de Satoshi ou qualquer uma das chaves privadas dos blocos iniciais que são conhecidos ou assumidos como sendo de Satoshi, como o bloco de gênese ou todos os blocos iniciais cuja base de moeda não se moveu.

Craig continua tentando fornecer prova criptográfica em particular com uma ou duas pessoas que irão atestar por ele para que ele possa tentar enganá-los individualmente, porque suas falsificações não resistirão ao escrutínio público. É muito mais fácil enganar uma ou duas pessoas do que toda a Internet.

As travessuras de Craig e sua moeda de afinidade e fraude BSV são um show de palhaços do mais alto nível e infinitamente divertido de assistir. Eu realmente adoraria o entretenimento se não fosse tão prejudicial ao ecossistema Bitcoin, causando danos, despesas e perda de tempo a muitas pessoas.

9 -Você acha que Craig tem alguma informação sobre o Satoshi que ninguém tem?

Dustin D. Trammell: Acho que ele começou uma fraude e perdeu a cabeça, e agora está apenas tentando mantê-la por tanto tempo quanto possível. Ele não tem nenhuma das chaves Bitcoin para os supostos blocos minados de Satoshi, não há nenhum mensageiro vinculado, e sempre que um de seus prazos auto impostos chega, ele surge com alguma desculpa de por que nada aconteceu.

O mais recente é que alguém invadiu seu servidor de arquivos de rede e roubou as chaves. É tudo uma besteira completa, é claro.

Durante alguns de seus golpes anteriores, ele se promoveu como um especialista em segurança de computador. Como, no entanto, ele é ” hackeado” o tempo todo, fazendo com que perca as principais informações ou evidências que provariam que ele é Satoshi? Não compre essa ideia. 

Se você realmente quiser se aprofundar nisso, Arthur van Peltonaut (@MyLegacyKit no Twitter) é o principal pesquisador que acompanha todo esse show de palhaços. Ele produziu uma riqueza de informações sobre Craig Wright e seus golpes, e a linha do tempo do cosplay de Satoshi feito por Craig. 

10- Olhando o que era o Bitcoin em 2009 e o que é hoje, qual é o futuro da principal criptomoeda do mercado?

Dustin D. Trammell: Acredito que continuará a crescer e evoluir, do ativo especulativo e reserva de valor que agora se tornou, para mais tarde o ativo de reserva global, para uma unidade de conta e, finalmente, para a moeda real. Estamos chegando lá com as entradas de dinheiro institucional se abrindo e soluções de segunda camada como o Bitcoin Lightning e Liquid chegando online, mas ainda vai demorar um pouco. Dito isso, provavelmente acontecerá mais cedo do que esperamos. “Gradualmente, então de repente …”
 

E-mails de Dustin D. Trammell e Satoshi Nakamoto: 

LEIA MAIS

Você pode gostar...