Chip de IA da Microsoft é a ‘última peça do quebra-cabeça’ para sistemas de infraestrutura de inteligência artificial

O novo chiop Microsoft Azure Maia AI Accelerator foi projetado para tarefas de IA e IA generativa e estreou em conjunto com a nova CPU Azure Cobalt para computar cargas de trabalho na nuvem.

A gigante do setor de tecnologia Microsoft anunciou o lançamento de um novo chip de inteligência artificial (IA), o Microsoft Azure Maia AI Accelerator, de acordo com uma postagem publicada no blog da empresa em 15 de novembro.

O chip foi projetado para tarefas de IA e IA generativa e estreou junto com a CPU Microsoft Azure Cobalt, que foi projetada para computar cargas de trabalho na Microsoft Cloud. A Microsoft chamou os dois chips de “a última peça do quebra-cabeça” para os sistemas de infraestrutura da Microsoft.

De acordo com o anúncio, os chips chegarão ao mercado no início de 2024. Primeiramente nos data centers da Microsoft, onde ajudarão a alimentar o Copilot ou o Azure OpenAI Service.

Scott Guthrie, vice-presidente executivo do Grupo de Cloud + AI da Microsoft, fez comentários sobre a integração do chip nos data centers da empresa, dizendo que:

“Na escala em que operamos, é importante para nós otimizar e integrar cada camada da pilha de infraestrutura para maximizar o desempenho, diversificar nossa cadeia de suprimentos e oferecer aos clientes opções de infraestrutura.”

A empresa de IA OpenAI, que é apoiada pela Microsoft, teria fornecido opiniões sobre o novo Maia 100 AI Accelerator durante o desenvolvimento do produto, e como suas próprias cargas de trabalho são executadas sobre a nova infraestrutura.

Sam Altman, CEO da OpenAI, disse que esses novos chips ajudarão a tornar seus modelos de IA mais “capazes” e “mais baratos” para os usuários finais.

Juntamente com esses novos chips da Microsoft, a empresa também anunciou a expansão de suas parcerias com dois dos principais fabricantes de chips do mundo, a Nvidia e a AMD. A Microsoft planeja integrar alguns dos chips de alto desempenho de ambos os fabricantes em suas operações.

A notícia foi divulgada no momento em que muitas das principais empresas dos setores de tecnologia e IA estão investindo na produção de chips semicondutores.

Em outubro, a Samsung revelou que está desenvolvendo chips de IA e propriedade intelectual para data centers com a startup canadense Tenstorrent. Pouco tempo depois, houve relatos de que a OpenAI estava pensando em fabricar chips de IA internamente.

Em 22 de outubro, a empresa global de tecnologia IBM apresentou seu novo chip de IA, que, segundo ela, oferece um desempenho 22 vezes superior em velocidade de processamento e é considerado mais eficiente em termos de energia do que qualquer chip disponível atualmente no mercado.

LEIA MAIS

Você pode gostar...