México confirma planos de lançar CBDC em 2024
Novas tecnologias e uma infraestrutura de pagamento de próxima geração ajudariam o México a se tornar mais inclusivo financeiramente.
O México anunciou que iria introduzir uma nova moeda digital de banco central nacional (CBDC) em 2024, de acordo com um tweet postado na quinta-feira (30). O tweet de uma conta que representa a presidência mexicana destacou que “novas tecnologias e infraestrutura de pagamento de próxima geração” ajudarão o México a se tornar mais inclusivo financeiramente.
O @Banxico informa que até 2024 terá sua própria moeda digital em circulação, considerando que essas novas tecnologias e a infraestrutura de pagamentos de última geração são extremamente importantes como opções de grande valor para avançar na inclusão financeira do país.
– Gobierno de México (@GobiernoMX) 30 de dezembro de 2021
Os planos para uma CBDC seguem a recente declaração do presidente mexicano Andrés Manuel López Obrador de que o México dificilmente seguirá os passos de El Salvador e usará criptomoedas como o Bitcoin (BTC) como moeda legal.
Pelo menos dois legisladores no México sugeriram que o país adote os ativos digitais para liderar a “mudança para cripto e fintech”. Ricardo Salinas Pliego, um bilionário e um dos homens mais ricos do México, também afirmou que o Banco Azteca consideraria aceitar criptomoedas. Em um vídeo festivo de dois minutos, o bilionário recentemente convocou seus 957.200 seguidores no Twitter para deixar o dinheiro fiduciário para trás e investir no BTC, pedindo-lhes que retuitem e compartilhem a mensagem.
Embora inúmeras pessoas nos setores público e empresarial defendam o uso de cripto, as autoridades do país declararam em 2020 que os cartéis estavam usando moedas digitais para lavar dinheiro.
Com a crescente popularidade das criptomoedas em todo o mundo, não deve ser surpresa que governos em todo o mundo, incluindo o México, estejam considerando estabelecer uma CBDC. Conforme relatado pelo Cointelegraph, o Banco Central da Indonésia acredita que as versões digitais das moedas nacionais podem ser uma arma valiosa para combater a crescente adoção de criptomoedas.
VEJA MAIS: