Metaverso tem baixa histórica em volume de negociação nas exchanges, indica relatório

Levantamento da plataforma Kaiko mostrou que volume dos principais tokens do metaverso nas CEXs atingiram cerca de 1% do volume diário em BTC.

Dados de um relatório divulgado na última segunda-feira (17) pela plataforma de dados on-chain Kaiko revelaram que os tokens ligados ao metaverso apresentaram o menor volume histórico de negociações nas plataformas das exchanges centralizadas (CEXs) no último mês de setembro. 

Segundo a Kaiko, a falta de tração das plataformas de metaverso baseadas em blockchain é clara por meio do volume de negociação do Axie Infinity (AXS), The Sandbox (SAND), Decentraland (MANA) e Enjin Coin (ENJ), quatro dos principais projetos relacionados ao metaverso, nas CEXs. Segundo o documento, os tokens, juntos, representaram cerca de 1% dos volumes diários em relação ao Bitcoin (BTC) em oito CEXs avaliadas.

Monitoramento revelou queda histórica de negociação em oito CEX. Fonte: Kaiko

A Kaiko informou ainda que, apesar da baixa histórica, a liquidez dos tokens do metaverso é semelhante à de outros tokens, de projetos com valor de mercado semelhante. Tanto que a plataforma de análise apresentou outro gráfico indicando que as métricas de liquidez do SAND, o MANA e o AXS, respectivamente 46º, 47º e 48º lugar em capitalização de mercado segundo o CoinGeko, ficaram entre o AAVE e o XTZ, respectivamente 45º e 49º, já que o ENJ é o 92º.

Pelo que era possível perceber pelo monitoramento das métricas de liquidez, no caso a soma de profundidade de 1% de profundidade de mercado de todos os pares das stablecoins USD, USDT e BUSD na Binance, Coinbase e OKX, o AAVE apresentou melhor liquidez, seguido pelo SAND e MANA, enquanto o AXS perdeu para o XTZ.  

Métrica de liquidez revelou que os tokens do metaverso estão na média. Fonte: Kaiko

“A profundidade de mercado da ENJ é muito menor, embora isso seja esperado de um token menor. É interessante notar que a Binance Labs é uma investidora no Sandbox, e quando a Binance é removida dessa métrica, a liquidez do SAND é semelhante à do AXS, e cerca de metade da do MANA e do AAVE”, acrescentou a Kaiko. 

O relatório foi publicado na seara de dados estatísticos da última semana divulgados pelo DappRadar dizendo que o Decentraland tinha apenas 121 usuários ativos diários enquanto o Sandbox não passava de 547, números que foram contestados sob a alegação de que a plataforma de análise só leva em conta os contratos inteligentes que interagem com outros, embora a atividade a queda de atividade no metaverso e a falta de usuários em relação ao hype do ano passado seja perceptível pela desvalorização de preços dos tokens, conforme noticiou o Cointelegraph Brasil.

LEIA MAIS:

Você pode gostar...