Meta pode introduzir tokens e serviços de empréstimo de moeda digital em aplicativos, diz reportagem

A moeda digital, que os funcionários apelidaram de “Zuck Bucks”, será destinada ao uso no metaverso.

A empresa-mãe do gigante das redes sociais Facebook, Meta, está planejando introduzir uma moeda virtual, bem como serviços de empréstimo nos aplicativos que possui, com Facebook, WhatsApp, Instagram e Messenger potencialmente entre os afetados.

De acordo com uma reportagem do Financial Times na quarta-feira, esse movimento em direção a tokens e moeda digital visa explorar fontes alternativas de receita à medida que o interesse no Facebook e no Instagram cai. A potencial moeda digital da Meta, que os funcionários apelidaram internamente de “Zuck Bucks” em homenagem ao CEO Mark Zuckerberg, será destinada ao uso no metaverso.

A proprietária do Facebook Meta visa finanças com ‘Zuck Bucks’ e moedas de criador https://t.co/IcK6oAM0J7

— Financial Times (@FT) 6 de abril de 2022

A reportagem não afirma que a Meta está explorando criptomoedas tradicionais vinculadas a uma blockchain, mas sim tokens controlados centralmente para serem usados ​​em seus aplicativos, semelhantes a uma moeda de jogo. A empresa também está considerando criar “tokens sociais” para recompensas de engajamento, bem como “moedas de criador” para influenciadores.

“Estamos fazendo mudanças em nossa estratégia de produtos e roteiro […] para que possamos priorizar a construção para o metaverso e como serão os pagamentos e serviços financeiros neste mundo digital”, escreveu a chefe da divisão financeira da Meta, Stephane Kasriel, em um memorando de janeiro.

A introdução de moedas virtuais nos aplicativos da Meta pode estar acompanhando a empresa que explora a integração de tokens não fungíveis para Facebook e Instagram. O relatório sugeriu que a Meta planejava lançar um programa piloto de NFT já em maio de 2022.

O Cointelegraph informou em janeiro que a Meta estava nos estágios iniciais de potencialmente lançar um mercado NFT, além de explorar métodos para permitir que os usuários cunhassem tokens colecionáveis. David Marcus, co-criador do token Diem, apoiado pelo Facebook, disse em agosto que a empresa estava “definitivamente procurando” maneiras de entrar nos NFTs.

O Facebook mudou de nome para Meta em outubro de 2021, dizendo na época que seu foco estava se expandindo além das redes sociais. A mudança ocorreu após a divulgação de milhares de documentos que sugeriam que a empresa não estava fazendo o que alegou em relação à remoção de discursos de ódio e postagens incentivando a violência de sua plataforma. O número de usuários do Facebook caiu cerca de 500.000 no quarto trimestre de 2021, enquanto pelo menos um especialista previu que o crescimento de usuários mensais do Instagram poderia cair de 16,5% em 2021 para 3,1% em 2025.

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