Mercados NFT precisam de KYC para limpar sua reputação

Os KYCs para NFTs são um compromisso entre a lei e a descentralização. O espaço NFT precisa de alguma regulamentação, diz Ryan Wilkinson, chefe de produto da Blockasset.co.

Não é segredo que o mundo dos ativos digitais e aplicativos descentralizados (DApps) está crescendo a uma taxa alarmante. No entanto, a indústria continua sem regras e os governos lutam para encontrar soluções para implementar requisitos de KYC/AML sem sufocar o crescimento e a inovação.

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KYC significa “Conheça seu Cliente”, que é um processo que a maioria (se não todas) as instituições financeiras devem cumprir para conduzir negócios legalmente dentro de suas respectivas jurisdições.

O objetivo principal do processo de AML (Anti-Lavagem de Dinheiro) é garantir que as instituições financeiras não estejam lavando dinheiro ou financiando o terrorismo (financiando o crime, essencialmente), e muitas vezes é usado em conjunto com a KYC para ajudar a proteger os consumidores/investidores.

Embora os processos AML ainda sejam relativamente novos para a indústria blockchain e cripto, não há dúvida de que as empresas relacionadas à NFT se beneficiariam muito na adoção voluntária de alguma forma dessas regulamentações.

KYCs e AML: Por que os NFTs precisam deles?

Ao longo de 2021, os tokens não fungíveis (NFTs) emergiram como um dos setores com mais crescimento do mundo das finanças descentralizadas, com as vendas da NFT indo até US$ 10,7 bilhões no 3º trimestre de 2021.

Embora o mercado NFT ainda seja jovem, as oportunidades de crescimento subjacentes do setor têm atraído níveis significativos de atenção de investidores, reguladores e criminosos.

Os NFTs tornaram-se bastante populares especialmente como um representante da arte digital. Uma das obras mais famosas deste espaço que foi vendida por mais de US$ 69 milhões foi um mosaico do artista digital Beeple. Outros artistas, como Grimes, também se juntaram à briga, vendendo cerca de US$ 6 milhões em obras de arte digitais depois de lançá-las em questão de horas.

Simplificando, os NFTs explodiram em popularidade, especialmente no espaço de arte digital, pois oferecem aos artistas e criadores uma maneira de monetizar suas produções.

No entanto, assim como a indústria da arte tradicional é conhecida há muito tempo por ser um foco de fraude e lavagem de dinheiro, o espaço de arte digital baseado em NFT também está ganhando má reputação por atrair criminosos interessados em lavar dinheiro.

Como um aplicativo no blockchain, os NFTs são vulneráveis às fraudes e lavagem de dinheiro. Os maus atores podem comprar uma obra de arte deles mesmos e vendê-la a uma conta que eles controlam. Isso é para evitar pagar impostos por esses fundos.

Alternativamente, os criminosos podem usar o mesmo procedimento para lavar dinheiro ilegal e fazê-lo aparecer como dinheiro legal adquirido através de lucros de vendas NFT.

Com a falta de procedimentos de KYC e AML no espaço NFT, essas atividades e vulnerabilidades ilegais continuarão a persistir, ameaçando o desenvolvimento da confiabilidade do mercado no longo prazo.

SOLUÇÕES KYCs e AML para o Espaço NFT

Ninguém está sugerindo que devemos acabar com o anonimato completamente. Mas, podemos pelo menos tentar reconciliá-lo com KYC usando um sistema AML descentralizado. Ele pode permitir que os usuários “conectem” suas identidades da vida real por meio de um processo de verificação de identidade, ao mesmo tempo em que garantem que nenhuma entidade centralizada possa obter controle completo dos dados.

No momento, as medidas de KYC já estão em vigor na maioria das exchanges de criptomoedas. No entanto, nenhum dos principais mercados de NFT tem triagem KYC ou AML para seus usuários. Isso deixa o mercado NFT vulnerável a maus atores dispostos a usar esquemas de lavagem de dinheiro para fazer suas vendas parecerem legítimas ou simplesmente manipular o mercado de NFT.

A verificação de KYC não é uma ideia totalmente nova para NFTs. Na prática, os procedimentos de KYC e AML podem ser implementados no mercado NFT. Os usuários verificam sua identidade através do uso de procedimentos de Know Your Customer (KYC) antes de poderem ser admitidos para acessar ou comprar os produtos NFT do mercado.

Além disso, os players do setor podem desenvolver plataformas “Compliance-as-a-Service”. Esta é uma solução interna do setor para ajudar as plataformas NFT a desenvolver protocolos mais rígidos e requisitos mais detalhados de AML e KYC. Uma solução interna de Compliance como serviço também impedirá que os governos imponham unilateralmente regulamentos atrasados e pesados sobre a indústria NFT.

Próximos Passos Vitais

Tudo isso acontece em um espaço onde o anonimato é frequentemente apontado como uma das principais características que o diferencia dos setores tradicionais. O mundo descentralizado de redes blockchain, criptomoedas e NFTs oferece aos empreendedores e inovadores a oportunidade de fornecer uma impressão digital verdadeiramente auto-soberana onde os consumidores podem desfrutar de privacidade completa.

No entanto, como vimos nos últimos meses, medidas de KYC serão necessárias para o mercado de NFT se houver alguma esperança de atrair novos usuários e investidores. Com a implementação de KYC e AML no espaço NFT, reguladores, partes interessadas do mercado e consumidores podem encontrar uma solução fácil de usar sem comprometer os benefícios da descentralização.

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