Terapeutas podem tratar pacientes no metaverso usando realidade virtual

Saúde mental: Nina Salomons explica como criou uma empresa que planeja permitir que as pessoas vejam um terapeuta usando realidade virtual. Isso leva à ideia excitante de aconselhamento no metaverso.

À medida em que o mundo sai lentamente da pandemia, é claro que passamos por algum tipo de “trauma coletivo”. Covid-19 nos fez ter medo de estar perto das pessoas. Então, recorremos a soluções online como zoom, WhatsApp ou outros aplicativos de mensagens.

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Para aqueles que lutam contra a solidão, o isolamento, os problemas de saúde ou os problemas de saúde mental, esses aplicativos podem ajudar. No entanto, quando se trata de sessões remotas com profissionais de saúde mental, pode piorar as coisas. A instituição de caridade britânica Mind confirma isso, dizendo:

“Dos jovens que receberam apoio telefônico ou online à saúde mental durante a pandemia, quase um terço (32%) disse que o tratamento remoto piorou sua saúde mental.”

Soluções de saúde mental

Existe uma solução? A resposta pode estar nos videogames, no metaverso e na realidade virtual (VR). Alguns videogames já são ambientes 3D imersivos. Adicione um fone de ouvido VR à equação e agora você tem uma presença. Isso engana seu cérebro a pensar que você está em outro ambiente físico, quando realmente você está apenas em casa, em sua sala de estar.

Essa imersão e presença é a mesma coisa que forçaria você a rastejar fisicamente sob uma mesa virtual que não está realmente lá, quando talvez tradicionalmente você estará usando um controlador ou mouse e teclado. É muito mais interativo, e você realmente sente que está se escondendo daquele zumbi assustador, escondido.

Você provavelmente já viu toneladas de vídeos virais de pessoas experimentando um fone de ouvido VR pela primeira vez; socando uma parede, caindo de uma cadeira, acidentalmente pulando em uma TV. Meu irmão uma vez deixou cair meus controladores vr no ar porque da última vez que ele verificou havia uma mesa virtual lá. Essa imersão e presença é o que torna a VR tão poderosa para a saúde.

Saúde mental e VR

Brennan Spiegel, diretora de pesquisa de serviços de saúde, diz: “A realidade virtual pode ajudar a acessar a realidade interna. Vr é muito mais do que um novo tratamento. É um novo paradigma de tratamento.”

Uma das razões pelas quais a VR pode ser tão poderosa é porque os clientes são mais focados, não estão distraídos, estão experimentando o mundo de uma perspectiva em primeira pessoa (você joga sozinho). E eles estão mais engajados do que a mídia tradicional como assistir a um vídeo.

Mais de cinco mil estudos revelam que a VR tem uma estranha capacidade de diminuir a dor, nervos constantes e impulsionar a saúde mental. É tão impactante que pode diminuir os sintomas psicológicos e reduzir os hormônios do estresse por doze meses após o tratamento. Tudo sem drogas e seus efeitos colaterais indesejados.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), os problemas de saúde mental (particularmente depressão) serão a principal causa de mortalidade e morbidade globalmente até 2030. A pandemia já piorou nossa saúde mental, especialmente para os mais jovens. Novas soluções são necessárias agora.

Recursos VR

Com tudo isso em mente, eu co-fundei uma start-up VR chamada AnomieXR. Queremos usar as capacidades da VR para ajudar a enfrentar a crise global de saúde mental. Ao usar VR, estamos enfrentando estigmas associados à busca de apoio à saúde mental, tornando a terapia menos estranha e ligeiramente mais legal. Estamos criando uma ferramenta que oferece terapia remota a partir de um fone de ouvido VR. Todas aquelas horas que você passou jogando online durante a pandemia? Acreditamos que te ensinou a se expressar em um espaço virtual seguro com os outros.

Todas aquelas ligações estranhas através do seu telefone ou computador? VR pode resolver isso com o poder da imersão. Quer uma sessão de terapia remota com um terapeuta certificado do conforto de sua própria casa? Tudo o que você precisa é de um fone de ouvido VR e wi-fi. Anomie pode ser uma nova ferramenta para facilitar o tratamento e o contato entre os clientes com o terapeuta e o engajamento entre eles.

NFTs para o resgate

Meu co-fundador Liam McKill e eu trabalhamos no espaço imersivo há anos. Não é surpresa, que com a ascensão de vários metaversos, nfts se tornariam populares. Como artista 3D, Liam começou a transformar suas obras digitais 3D em tokens não fungíveis (NFTs). O que torna esta arte NFT digital 3D diferente de sua obra de arte digital 3D usual? Bem, simplificando, vincular sua arte 3D ao blockchain torna as transações rastreáveis. Para fazer isso, Liam teve que ‘cunhar’ sua obra de arte 3D.

Essa “mineração” refere-se ao processo de transformar um arquivo digital em um ativo cripto colecionável ou digital na blockchain Ethereum. O item digital ou arquivo é armazenado em um banco de dados descentralizado ou livro-razão distribuído para sempre, e é impossível editar, modificar ou excluir. Completamente transparente, rastreável e comprável. 

Liam e eu percebemos que através da Anomie, os clientes estariam aprendendo a se expressar por meio de ferramentas 3D e imersivas. Isso permite que eles compartilhem histórias com seu terapeuta ou treinador. Parece lógico fazer um leilão vr NFT para captação de recursos quando anomieXR está criando artistas digitais, ajudando os usuários a se expressar através de meios VR.

Aumento de capital

O AnomieXR está agora colaborando com seis artistas de VR para levantar capital. Instituições de caridade e desenvolvedores de jogos indie têm usado NFTs para levantar capital para seus projetos e jogos, assim como qualquer outra plataforma de crowdfunding. Por que não VR.

Cada artista de VR criou uma peça especial que se concentrou no tema “de mentalidades negativas a positivas”. Isso está em linha com o que AnomieXR está focando. O leilão será realizado ao vivo dentro do Metaverse AltspaceVR da Microsoft no dia 11 de março de 2022, às 20:00 GMT.

O primeiro leilão é em colaboração com Durk van der Meer, Rosie Summers, Natasha Murray, Kayleigh Eliza, R00T e Brenda Chen. Cada artista acredita na missão da AnomieXR, de trazer cuidados de saúde mental para o futuro. Mais da metade dos fundos arrecadados irá para os artistas de VR, enquanto o resto irá para o desenvolvimento da ferramenta de software da AnomieXR.

Saúde mental: O futuro

No futuro, a AnomieXR planeja ter lojas pop-up em vários metaversos para usuários que já possuem um fone de ouvido VR. Meu co-fundador Liam espera um leilão bem-sucedido tanto para apoiar os artistas envolvidos quanto para dar vida à nossa plataforma de terapia VR para que ela possa ajudar a criar narrativas positivas para quem busca apoio à saúde mental.

Colecionadores interessados em licitar as peças de arte vr do artista podem fazê-lo na plataforma NFT Rarible. Cada peça irá ao ar durante o evento de abertura e pode ser comprada com o Ethereum. Os adeptos da AnomieXR que não querem comprar um NFTs ainda podem apoiá-los comprando um token Anomie ou doando no Patreon.

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