Maia defende o fim dos juros do cartão e cheque especial; porém, essa não é a solução

Rodrigo Maia defende o fim dos juros do cartão de crédito e do cheque especial. Contudo, solução passa pela economia descentralizada e menor utilização dos bancos tradicionais.

A cobrança de juros no cartão de crédito e no cheque especial é exorbitante, no Brasil.

Há diversas razões que motivam essa cobrança excessiva. Porém, a solução não é “acabar com os produtos”, conforme defende Rodrigo Maia, presidente da Câmara dos Deputados.

Assim, entenda o que, realmente, pode ajudar a coibir a cobrança de juros abusivos, nos produtos financeiros vendidos no país.

Se você faz trade, entre no canal do BeInCrypto, onde são oferecidos sinais de trade de criptomoedas, de forma gratuita!

Rodrigo Maia roga pelo fim dos juros abusivos no Brasil

No Brasil, é difícil encontrar alguém que defenda a política de juros aplicada pelos Bancos tradicionais.

Assim, quando alguém como o Rodrigo Maia advoga pelo fim dos juros abusivos, muitas pessoas tendem a apoiar o discurso do Deputado.

Ao falar com os repórteres, Maia afirmou que a prática dos juros “distorce o sistema financeiro do Brasil para pior”.

Porém, na prática, o discurso é mais populista, do que prático. A realidade é que o o próprio sistema financeiro é corrompido, no país. Portanto, práticas como a taxação abusiva são meras consequências do sistema.

Solução passa pelo DeFi e Bitcoin

Os juros altos são consequência, principalmente, de três fatores:

  • Risco elevado de inadimplemento dos usuários
  • Ausência de competição suficiente, no setor bancário
  • Ambiente jurídico instável, que aumenta o risco, no Brasil

Dessa forma, a maneira mais eficiente de melhorar a situação dos juros, no Brasil, é aumentando a competitividade do setor. Porém, a solução definitiva é abandoná-lo, gradualmente.

Assim, a economia descentralizada (DeFI), através de tecnologias como o Bitcoin, tende a substituir o defasado sistema financeiro atual, já que permite às pessoas alcançar uma liberdade financeira que não é possível, atualmente, com os Bancos tradicionais.

O artigo Maia defende o fim dos juros do cartão e cheque especial; porém, essa não é a solução foi visto pela primeira vez em BeInCrypto.

Você pode gostar...