FTX lança beta com suporte a compra e venda de ações

A FTX U.S. anunciou na quinta-feira (19) o lançamento de uma plataforma de negociação de ações sem taxa de comissões, a FTX Stocks. A plataforma já está disponível para um pequeno número de usuários da exchange nos Estados Unidos.

O anúncio ocorre uma semana depois que o proprietário da empresa, Sam Bankman-Fried, anunciou sua participação minoritária na Robinhood. De acordo com o arquivo da SEC, o empresário adquiriu 7,6% da empresa, comprando mais de 56 milhões de ações por US$ 648 milhões.

Combinando ações e criptomoedas

A afiliada americana da FTX também compartilhou que oferecerá contas de corretagem sem taxas, negociação sem comissão, dados de mercado livre e dados fundamentais da empresa para integrar novos investidores à sua plataforma – enquanto atrai usuários existentes de seu ramo de criptomoedas.

A exchange inicialmente encaminhará pedidos através da Nasdaq, de acordo com o presidente da FTX dos EUA, Brett Harrison, apesar de qualquer dinheiro perdido nos estágios iniciais.

“Nosso objetivo é oferecer um serviço de investimento holístico para nossos clientes em todas as classes de ativos. Com o lançamento da FTX Stocks, criamos uma única plataforma integrada para investidores de varejo negociarem facilmente cripto, NFTs e ofertas de ações tradicionais por meio de uma interface de usuário transparente e intuitiva”, explicou Harrison.

Harrison se refere à FTX Stocks como uma “jogada de aquisição de clientes”, que inicialmente encaminhará pedidos para a Nasdaq por meio de sua empresa de compensação, Embed. Ele diz que, embora a FTX US possa inicialmente perder dinheiro em negociações de ações, a exchange espera recuperar essas perdas de outras maneiras, inclusive por meio de seu serviço de negociação de criptomoedas e de seu serviço de corretagem para outros corretores e provedores de serviços financeiros.

“Se eles querem investir em ações, eles não vão querer dividir suas economias entre dois aplicativos diferentes, ou ter que movimentar dinheiro entre duas contas diferentes”, disse Harrison ao “Crypto World” da CNBC na quinta-feira.

“Eles gostariam de ter uma experiência holística em que pudessem investir em várias classes de ativos a partir de um único aplicativo e experiência. É isso que esperamos fornecer combinando ações e criptomoedas no mesmo aplicativo para nosso usuário.”

O anúncio da FTX também ocorre em um momento em que o mercado de criptomoedas está passando por uma desaceleração e novos concorrentes, como a Robinhood, já estão fornecendo opções de negociação de ações para seus usuários. Atualmente, o S&P 500 está em queda, com o Nasdaq Composite sofrendo o que a CNBC chama de “o pior mês de abril” desde 2008.

Neste sentido, a diretora executiva da Blockchain Association, Kristin Smith, disse à Bloomberg no início deste ano que a blockchain é uma tecnologia valiosa para negociar criptomoedas e atualizar a infraestrutura para negociar ativos tradicionais resultaria no entrelaçamento de criptomoedas e negociação de ações.

  • Ficou com alguma dúvida? O BeInCrypto possui uma série de artigos para lhe ajudar a entender o universo cripto. Confira!
  • Se quiser ficar atualizado no que acontece de mais importante no espaço cripto, junte-se ao nosso grupo no Telegram!

FTX busca diversificação de receita ao oferecer novos ativos

O primeiro trimestre de 2022 viu várias exchanges registrando volumes mais baixos devido a queda geral do mercado. Isso afetou a receita dessas empresas, que também estão caindo.

Por exemplo, apenas 24% do volume na Coinbase veio de clientes de varejo, de acordo com os resultados financeiros da exchange no primeiro trimestre. A empresa espera volumes ainda mais baixos no segundo trimestre.

À medida que o mercado de criptomoedas luta para sustentar sua recuperação, as exchanges também podem estar buscando diversificar seu fluxo de receita explorando ofertas de ativos tradicionais. A FTX U.S. espera que, por meio da FTX Stocks, possa fornecer mais opções para seus clientes existentes com suas ofertas de ações, além de poder atravessar com mais calma esse período de baixa do mercado cripto.

“Há uma clara demanda do mercado por uma nova experiência de investimento no varejo que ofereça total transparência no roteamento de pedidos aos clientes e não dependa do pagamento para o fluxo de pedidos. À medida que aumentamos a oferta e os recursos de produtos, estamos empolgados em oferecer aos nossos clientes ainda mais opções para execução de pedidos, bem como as ferramentas necessárias para tomar decisões”, acrescentou Harrison.

Bitstamp EUA pode ser a próxima?

No início desta semana, a Bitstamp nomeou JB Graftieaux como seu CEO, que agora substitui Julian Sawyer. Tendo ingressado na exchange em maio de 2021, Graftieaux atuou anteriormente como CEO de negócios europeus, bem como diretor de compliance da empresa de 2014 a 2016.

A Bitstamp, fundada em 2011, é a quarta maior exchange de criptomoedas em volume de negociação diária, de acordo com dados do CryptoCompare.

Recentemente, a empresa lançou seu próprio produto cripto como serviço, que diz estar procurando se expandir para a vertical de negociação de ações. Isso colocaria a Bitstamp ao lado dos concorrentes FTX U.S., Robinhood e SoFi.

No entanto, a SEC ainda não reconheceu as repercussões regulatórias de oferecer ativos tradicionais e cripto na mesma plataforma. Como uma empresa geral, a Graftieaux ainda acha que é cedo, reconhecendo o crescimento que o setor cripto teve, mas diz que algo maior está por vir.

O artigo FTX lança beta com suporte a compra e venda de ações foi visto pela primeira vez em BeInCrypto Brasil.

Você pode gostar...