Magic Eden segue o OpenSea com ferramenta de aplicação de royalties de NFT

O Open Creator Protocol de código aberto do mercado NFT aplicará os royalties de criador de NFT para novas coleções que optarem pela ferramenta.

O Magic Eden, um mercado de tokens não-fungíveis (NFT) baseado em Solana, tornou-se a plataforma mais recente a lançar uma ferramenta que permite aos criadores impor royalties sobre suas coleções.

Segue-se ao anúncio de uma ferramenta semelhante do mercado rival de NFT OpenSea no início de novembro.

De acordo com uma declaração de 1º de dezembro, a ferramenta de aplicação de royalties de código aberto é construída sobre o padrão de token SPL da Solana e é chamada de Open Creator Protocol (OCP). Isso permitirá a aplicação de royalties para novas coleções que optam pelo padrão a partir de 2 de dezembro.

Lu apresentou anteriormente a ideia de NFTs projetados para impor royalties na conferência Breakpoint 2022 da Solana em 5 de novembro, citando a necessidade de os criadores de NFT terem um “modelo de receita sustentado”.

Os criadores que usam o OCP também poderão banir mercados que não aplicaram royalties em suas coleções. O Magic Eden ainda manterá royalties opcionais em sua plataforma para coleções que não adotam OCP.

2/ A comunidade de Solana está esperando por uma resolução sobre os royalties.

Quando fomos para royalties opcionais em meados de outubro, dissemos que esperávamos retornar em breve a um mundo que respeitasse os royalties. No entanto, os royalties precisavam de proteção no nível do protocolo para serem verdadeiramente defensáveis.

— Magic Eden (@MagicEden) 1º de dezembro de 2022

Em um tópico do Twitter de 1º de dezembro, o Magic Eden disse que “não pode aplicar OCP retroativamente a coleções existentes”, dizendo aos criadores que eles terão que realizar “queimas [e] novas cunhagens” onde os NFTs são enviados para um endereço de carteira irrecuperável e recunhados pela coleção.

“Estamos em conversas ativas com vários parceiros do ecossistema para identificar soluções para criadores em tempo hábil”, disse Lu no comunicado. Ele acrescentou que a intenção do mercado com o OCP era “apoiar imediatamente os royalties” para novas coleções enquanto coordena com outros parceiros para mais soluções.

Uma característica adicional do protocolo alardeado pelo Magic Eden é a possibilidade de os criadores introduzirem royalties dinâmicos — o que poderia reduzir o valor dos royalties dos compradores que pagam preços mais altos — e a transferibilidade de token personalizável, que poderia ver, por exemplo, NFTs limitados a um número de negócios ou estar sujeito a um congelamento de negociação por um determinado período de tempo.

O Magic Eden mudou para um modelo opcional de royalties em outubro, permitindo aos compradores a opção de definir os royalties que desejam contribuir para os projetos, que dividem opiniões na comunidade NFT do Twitter.

A ferramenta OCP segue uma ferramenta on-chain semelhante lançada no início de novembro pelo OpenSea, que restringia as vendas de NFT apenas a mercados que impunham royalties.

O Magic Eden criou uma ferramenta de aplicação de royalties semelhante, MetaShield, em parceria com o mercado de pares e agregador Coral Cube em setembro, antes de mudar para royalties opcionais.

VEJA MAIS:

Você pode gostar...