Libra atualiza white paper e remove dividendos da Associação Libra
O white paper da Libra está sendo discretamente atualizado, com alteração dos membros da Associação Libra e a remoção de dividendos para os primeiros investidores.
O white paper da proposta de moeda Libra do Facebook foi discretamente atualizado, de acordo com um artigo de 10 de dezembro escrito pelo professor de direito da Universidade de Georgetown, Chris Brummer. Além das emendas esperadas que refletem os membros revisados da Associação Libra, a maior mudança é a remoção de dividendos pagáveis a esses primeiros investidores.
Mudança no uso de juros sobre ativos de reserva
Enquanto o white paper inicial do Libra publicado em junho especificava que os juros sobre os ativos de reserva seriam usados para cobrir os custos do sistema, manter as taxas de transação baixas, apoiar o crescimento e pagar dividendos aos primeiros investidores, ou seja, membros da Libra Association, a menção a dividendos foi agora removida:
“Os juros sobre os ativos de reserva serão usados para cobrir os custos do sistema, garantir baixas taxas de transação e apoiar maior crescimento e adoção”.
Remoção de dividendos alivia o potencial conflito de interesses
O problema com a concessão de dividendos e, talvez, o motivo da mudança, segundo Brummer, é atenuar um potencial conflito de interesses entre os membros da Associação Libra e os usuários finais da moeda.
Para incentivar a adoção de Libra, os ativos de reserva com os quais eles são lastreados devem ser estáveis. No entanto, se os dividendos forem pagos com os juros desses ativos, isso incentivará o carregamento da reserva com ativos de maior risco.
Isso, por sua vez, reduziria a confiança e a aceitação de Libra, porque as supostas stablecoins poderiam perder seu valor.
Evitando marcar como valores mobiliários
Há também a possibilidade de que as mudanças estejam de alguma forma abordando preocupações de que Libra possa ser classificado como valor mobiliário.
Como o Cointelegraph relatou no início deste mês, dois legisladores nos Estados Unidos gostariam que o Libra e outras stablecoins fossem definidos como valores mobiliários. No entanto, Brummer acredita que este é um resultado improvável, devido à natureza das stablecoins que não aumentam em valor.