Banco central do Quirguistão suspende sistema SWIFT para tentar evitar fuga de capitais

O banco decidiu suspender a rede SWIFT enquanto protestos tomam o país.

O banco central do Quirguistão desativou as transações transfronteiriças na rede financeira SWIFT em meio à agitação generalizada sobre as disputadas eleições parlamentares do país.

Aida Karabaeva, representante oficial do Banco Nacional da República do Quirguistão, anunciou uma suspensão temporária do SWIFT no Quirguistão em uma nota em 7 de outubro.

De acordo com Karabaeva, o banco decidiu suspender as transações SWIFT com o objetivo de evitar fuga de capitais do país e garantir a segurança dos ativos. O executivo afirmou que o banco planeja retomar as transações SWIFT assim que a situação no país se estabilizar:

“As medidas tomadas são necessárias para garantir a segurança do sistema e dos bens. O Banco Nacional está monitorando a situação e, à medida que ela se estabilizar, o sistema bancário retomará as operações no modo normal. ”

A declaração de Karabaeva vem em conjunto com uma outra ação do banco central do Quirguistão, que recomendou às instituições financeiras locais que suspendam temporariamente suas atividades devido à complicada situação política. Em 7 de outubro, o Banco Nacional da República do Quirguistão emitiu uma nota oficial pedindo aos bancos comerciais e credores do Quirguistão que interrompessem as operações:

“A fim de garantir a segurança do setor financeiro e bancário do país e preservar os ativos das instituições de crédito financeiro, o Banco Nacional da República do Quirguistão recomenda que os bancos comerciais e instituições de crédito financeiro não bancário suspendam seus trabalhos em 7 de outubro e intensifiquem medidas de segurança até que a situação política no país se estabilize. ”

Essas medidas vêm em meio a protestos violentos que começaram em 5 de outubro em resposta às eleições parlamentares do Quirguistão, que foram consideradas fraudadas pelos manifestantes. Após os protestos em massa, as autoridades eleitorais locais anularam os resultados das eleições em 6 de outubro.

O Quirguistão é apenas mais um exemplo dos problemas do sistema bancário tradicional em comparação com a indústria de criptomoedas. Em contraste com os bancos tradicionais, as principais criptomoedas como o Bitcoin (BTC) não têm um partido central para decidir o destino dos fundos do usuário.

 

 

LEIA MAIS

Você pode gostar...