Tribunal coreano absolve crypto exchange Bithumb após investidor ajuizar processo superior a US $ 355 mil
Um juiz sul-coreano decidiu a favor da Bithumb depois que um investidor processou a empresa por causa de sua perda de cerca de US $ 355 mil em um suposto hack.
A Bithumb, uma exchange de criptomoedas da Coréia do Sul, ganhou uma ação na qual um investidor processou a empresa por sua perda de cerca de US $ 355 mil em um suposto hack. O jornal financeiro local The Korea Economic Daily informou sobre o resultado em 24 de dezembro.
Segundo o relatório, o investidor – 30 anos, funcionário público Ahn Park – alegou ter sido vítima de uma invasão da sua conta Bithumb em 30 de novembro de 2017, que resultou em uma perda de 400 milhões de won coreanos, ou cerca de US $ 355.000. .
Poucas horas depois de fazer seu depósito ganho, Park alegou que um hacker não identificado havia comprometido sua conta e havia trocado o dinheiro por Ethereum (ETH). Nesse mesmo dia, em quatro transações separadas, a criptomoeda foi então transferida para fora de sua carteira, deixando o investidor com ETH no valor de apenas 121 won (cerca de 11 centavos).
No coração do caso de Park havia a alegação de que a Bithumb falhou em oferecer proteções de segurança adequadas às suas responsabilidades como suposta empresa de “serviços financeiros”. Ele argumentou que as atividades da Bithumb como uma exchange de criptos são similares em espécie aos serviços oferecidos no setor financeiro e, portanto, deveriam estar sujeitas aos requisitos de segurança aplicáveis aos corretores de transações de comércio eletrônico.
O juiz, no entanto, decidiu contra este argumento, afirmando que:
“Em geral, as moedas virtuais não podem ser usadas para comprar mercadorias e é difícil garantir sua troca por dinheiro porque seu valor é muito volátil. [Criptomoedas] são usadas principalmente para fins especulativos, e não é razoável se aplicar. ] Lei de Transações Financeiras Eletrônicas para um réu que negocia transações de moeda virtual sem a permissão do [regulador sul-coreano] da Comissão de Serviços Financeiros.”
Como publicado anteriormente, a Bithumb sofreu um ataque de grande repercussão em junho, no qual estima-se que cerca de US $ 30 milhões em onze criptomoedas de diferentes tenham sido roubadas; a exchange logo recuperou parte dos danos com a ajuda de contrapartes da indústria, reduzindo o valor perdido para US $ 17 milhões.
Em outubro, o serviço de troca cripto de Hong Kong Changelly revelou que ajudou a Bithumb a recuperar 1.063.500 Ripple (XRP) dos ativos roubados em junho, supostamente valendo cerca de US $ 585.000 na época do hack.
No início deste mês, Bithumb foi solicitado a negar as alegações de inflacionar artificialmente seus volumes de comércio, depois que o serviço de análise e classificação de criptomoedas da CER acusou a plataforma de usar o comércio de lavagem para falsamente divulgar um volume comercial de 94 por cento no final de 2018.
No momento da publicação, a Bithumb não aparece na classificação do CoinMarketCap (CMC) para câmbios de criptomoedas por volume ajustado, mas chega ao topo nas classificações separadas da CMC com base em estatísticas autorreferidas, reivindicando $1.617.305.865 em volume negociado em 24 horas.