KlimaDAO fecha parceria com a brasileira Moss e MCO2 já pode ser usado para compra de KLIMA com desconto

Proposta de incorporação do token da empresa brasileira ao tesouro do KlimaDAO foi aceita pela comunidade e já é possível adquirir KLIMAs com desconto utilizando o MCO2.

O KlimaDAO (KLIMA), um protocolo DeFi nos moldes do OlympusDAO voltado para a preservação ambiental através da aquisição de créditos de carbono tokenizados, anunciou nesta terça-feira que a proposta de incorporação ao tesouro do protocolo do MCO2, token da empresa brasileira Moss, foi aceita pela comunidade.

O MCO2 é o primeiro token sustentável global baseado em uma rede blockchain, que foi criado pela Moss para neutralizar a emissão de CO2 a partir do apoio a projetos ambientais certificados com atuação na Amazônia brasileira e peruana.

Com a aprovação da proposta, o MCO2 se junta ao token de compensação de carbono Base Carbon Tonne (BCT) como ativo de sustentação do KLIMA, o token nativo do KlimaDAO.

KLIMA

A emissão de novos KLIMA é condicioada à entrada de tokens de compensação de carbono ao tesouro, vinculando diretamente unidades de carbono aos novos tokens. O tesouro do protocolo só aceita tokens de emissões certificadas, verificadas e rastreáveis como é o caso do BCT e do MCO2.

A partir de agora á é possível adquirir títulos de KLIMA com desconto utilizando o MCO2 diretamente na plataforma do KlimaDAO. No momento em que este texto está sendo escrito, o desconto dos títulos do KLIMA adquiridos com o MCO2 em relação ao preço de mercado do token é de 2,56%.

KlimaDAO

O KlimaDAO foi criado com o intuito de acelerar a valorização dos preços dos créditos de carbono no mercado incentivando a troca de créditos tokenizados por KLIMA. Ao serem travados no tesouro do protocolo, os créditos de carbono saem de circulação e se tornam mais escassos no mercado, gerando pressão sobre o preço no mercado livre.

De acordo com os desenvolvedores do projeto, um preço ascendente dos créditos de carbono forçará nações e empresas a buscarem alternativas de desenvolvimento sustentável, favorecendo também o desenvolvimento de novos projetos de redução das emissões de carbono.

Em uma entrevista ao podcast Planet of the Klimates, o CEO e fundador da Moss, Luis Adaime, disse que a parceria entre a empresa o KlimaDAO é algo natural na medida em que ambos os projetos têm objetivos similares.

“Essa abordagem de criar incentivos para gerar liquidez para o sistema se desenvolver mais rápido e construir uma comunidade, eu acho que o KlimaDAO fez um trabalho incrível em relação a tudo isso.”

Ao celebrar a parceria, a Moss investiu 15.000 unidades de MCO2 na aquisição de títulos do Klima, os quais serão mantidos no balanço da empresa no formato sKLIMA. Ou seja KLIMA travado em staking na plataforma do protocolo; injetou US$ 1 milhão em liquidez através do par USDC/MCO2 para facilitar as transações do token da Mossa na rede Polygon (MATIC), na qual o KlimaDAO está baseado; e doou US$ 30.000 à equipe de marketing do KlimaDAO para investimento em ações de marketing colaborativas entre ambos os protcolos.

Ao adicionar o MCO2 ao seu tesouro, o KlimaDAO cria um novo fluxo de receita para o tesouro por meio das taxas geradas a partir de negociações do pool de liquidez KLIMA/MCO2;
permite que o KlimaDAO aproveite a experiência e as parcerias que a Moss vem celebrando com a iniciativa privada para ampliar sua participação no mercado, como no caso da compensação da pegada de carbono da Gol Lilnhas Aéreas; por fim, aumenta a utilidade e a liquidez do KLIMA, tornando o protocolo menos dependente da taxa de retorno para atração de novos usuários, reduzindo a taxa de inflação da emissão de novos KLIMA, e assegurando maior estabilidade ao projeto no longo prazo.

Dois dias antes do anúncio da parceria com a Moss, a equipe de desenvolvedores do KlimaDAO divulgou o roadmap do projeto para o primeiro trimestre de 2022. Entre as melhorias estão previstas uma remodelação da plataforma para facilitar a interação dos usuários, um programa de incentivo para atrair empresas e organizações ao mercado de compensação de carbono; e a implantação de um novo pool pool de liquidez e títulos no par KLIMA/gOHM, permitindo que o KLIMA capture taxas de negociação de todas as transações de gOHM na Polygon, além de adicionar gOHM ao tesouro do protocolo.

Conforme noticiou o Cointelegraph recentemente, a parceria com o KlimaDAO é apenas mais uma parceria da Moss no cenário internacional. No final do ano passado, a empresa anunciou que vai passar a oferecer relatórios de transparência sob demanda por meio da implementação da plataforma  TrustExplorer (TM) Real-Time Attest da Armanino LLP, uma das maiores empresas de contabilidade dos EUA.

LEIA MAIS

Você pode gostar...