Principais métricas de preço de Bitcoin mostram investidores mais confiantes depois de halving do BTC
A volatilidade do Bitcoin caiu drasticamente após o halving, mas o que isso significa para os investidores do BTC?
Dados recentes da Skew mostram que a alardeada volatilidade do Bitcoin (BTC) caiu depois do halving de ontem. Geralmente, a volatilidade está presente em qualquer trader profissional, pois mede as oscilações diárias médias dos preços e fornece informações sobre as condições do mercado.
Conforme relatado anteriormente pelo Cointelegraph, o halving do Bitcoin tende a aumentar a volatilidade devido a suas incertezas significativas. Os traders previram que o preço aumentaria ou cairia durante e após o evento, portanto, o pico de curto prazo. No momento, a métrica voltou aos níveis anteriores.
Incertezas podem trazer volatilidade
Nos últimos meses, os analistas divulgaram a narrativa de que uma queda significativa do hashrate poderia ocorrer depois do halving. Isso seria impulsionado pelos mineradores, que encerrariam suas operações baseadas em ASIC devido ao corte de subsídios em bloco do Bitcoin para 6,25 BTC, ante os 12,5 BTC anteriores.
Até o momento, ainda existe uma preocupação válida com o início da ‘espiral da morte’, o que forçaria os grandes mineradores a vender reservas e, possivelmente, até a falência dos mais alavancados. Um possível fator para esse colapso seria o fato de a receita vital para as mineradoras ter sido reduzida.
Lembre-se de que as taxas de transação raramente excedem 5% da receita das mineradoras, composta principalmente por esse prêmio de subsídio em bloco. Cortar pela metade as receitas da indústria de mineração de US $ 5 bilhões pode produzir comprimentos de onda de resultados inesperados, incluindo hard forks.
Traders confiam na volatilidade implícita: halving impactou essa métrica
Volatilidade implícita no BTC ATM. Fonte: Skew
Existem duas maneiras de medir a volatilidade, usando dados históricos ou analisando os prêmios atuais do mercado de opções. É importante observar que os dados históricos apresentam uma desvantagem ao abordar eventos sensíveis ao preço, pois favorecem movimentos passados.
Para o Bitcoin, a volatilidade estava em uma redução contínua desde seu pico depois do crash de US $ 3.600 do Bitcoin em 12 de março. Em maio, o Bitcoin implicou que a volatilidade se estabilizou em torno do nível de 80% à medida que a metade do Bitcoin se aproximava.
Os mercados de opções apresentam uma maneira perfeita de medir possíveis oscilações de preço, porque se baseiam na aparência dos comerciantes. Os prêmios mais altos exigidos pelos vendedores de opções refletem um aumento do medo de volatilidade.
Como mostra o gráfico abaixo, as opções de caixa eletrônico significam que os ataques usados para calcular estão no dinheiro, ou seja, US $ 9.000 para o atual preço subjacente do Bitcoin (BTC) de US $ 8.900.
Preços das opções de compra (alta). Fonte: Deribit
Esses são os padrões para medidas de volatilidade devido à sua quase ausência de valor intrínseco. Um comprador de uma opção de compra (alta) com um strike de US $ 7.000 enfrenta um valor intrínseco de US $ 1.900, pois o Bitcoin está sendo negociado significativamente acima desse nível.
Como os traders podem interpretar a queda na volatilidade implícita
A volatilidade implícita que atinge os níveis de pico significa que os prêmios do mercado de opções aumentaram. Isso deve ser interpretado como o mercado cobrando mais caro pelos títulos, e é uma via de mão dupla para as opções de compra (alta) e de venda (baixa).
A estratégia básica de comprar uma opção de compra garante proteção se o mercado subir. Ao pagar antecipadamente um prêmio, será possível adquirir o Bitcoin por um preço predeterminado. O oposto vale para o comprador da opção de venda, que está comprando seguro em caso de queda repentina de preço.
Uma coisa a notar é que uma mudança na volatilidade não é um indicador de alta nem de baixa. Níveis extraordinariamente altos refletem incerteza e devem levar os traders a garantir que ordens de stop loss estejam em vigor e margem significativa depositada para operações de alavancagem.
Baixa volatilidade não significa menor risco
Alguns traders tendem a extrapolar que cenários de baixa volatilidade significam riscos mais baixos para velas grandes inesperadas. Tenha certeza, não existe esse indicador. Deve-se usar esses períodos para construir posições de seguro por meio de mercados de opções.
Por outro lado, se um trader for pego de surpresa durante um cenário de alta volatilidade, ele deve fechar todas as posições para evitar execução desnecessária de stop loss ou se preparar para altos e baixos que quase certamente liquidarão os traders alavancados.
Para obter mais informações sobre como entender as complexidades do mercado de criptografia, dê uma olhada em 10 dicas para manter seu portfólio de criptografia lucrativo durante uma crise.
As visões e opiniões expressas aqui são exclusivamente do autor e não refletem necessariamente as visões da Cointelegraph. Todo movimento de investimento e negociação envolve risco. Você deve realizar sua própria pesquisa ao tomar uma decisão.