Justin Sun e Vitalik Buterin discutem sobre hard fork da rede Steem
A discussão envolveu dois pesos pesados da indústria, Justin Sun e Vitalik Buterin, em torno da polêmica decisão em reaver mais de 23,6 milhões de moedas Steem que serão retiradas de vários usuários.
O hardfork da rede Steem está marcado para acontecer em 20 de maio, mas a atualização do protocolo, que deveria ser um avanço para a comunidade, tem gerado forte e acalorada discussão nas redes sociais.
A discussão envolveu dois pesos pesados da indústria, Justin Sun e Vitalik Buterin, em torno da polêmica decisão em reaver mais de 23,6 milhões de moedas Steem que serão retiradas de vários usuários, totalizando mais de US$ 5 milhões.
A apreensão atingirá as contas e os fundos de antigos usuários, direcionadas àqueles que “representam uma ameaça direta à blockchain Steem”.
A decisão controversa chamou a atenção de Vitalik Buterin, um dos fundadores da Ethereum, que entrou em uma discussão pública no Twitter com Justin Sun, dono da Steem, da Tron e do BitTorrent, e considerado por alguns como inimigo público de Buterin.
Imagem: Twitter
Buterin sugeriu que os usuários de Steem migrassem para a blockchain Hive, que foi criada como um hard fork da Steem em resposta à recente aquisição de Justin Sun. A resposta de sun foi imediata: será que todos os usuários da Ethereum deveriam migrar para a Tron?
Imagem: Twitter de Justin Sun
Sun então escreveu:
“Antes de mais, a Steemit Inc. e eu não estamos envolvidos nesse hard fork. No entanto, simpatizo com as testemunhas atuais do Steem e posso ver de onde elas vêm. As testemunhas do Hive tiraram seus bens deles à força, causando enormes perdas para eles. Não estou envolvido nessa decisão de forma alguma, mas como membro da comunidade Steem, tenho direito a minhas próprias opiniões. Quando a Hive pegou os ativos das testemunhas da Steem, Vitalik e a mídia enganosa apoiaram 100%”
Em março de 2020, quando Justin Sun adquiriu oficialmente a Steemit, um grupo de dissidentes elaborou um plano para uma nova blockchain – livre da influência da Sun. A blockchain em questão é conhecido como Hive (HIVE), e seu token está em 65º lugar por valor de mercado – seis lugares à frente da Steem.
A blockchain Steem é executada usando um modelo de prova de participação delegada (DPoS), em que os usuários escolhem quem eles querem ajudar a manter a rede funcionando, delegando suas próprias moedas ao que é conhecido como testemunha.
Se um número suficiente de pessoas apoiar uma testemunha, eles poderão criar novos blocos na blockchain e atualizar a rede. Então é por conta desse mecanismo de consenso que houve essa cisão nos projetos.
LEIA MAIS
- Depois de controvérsia e hard fork, Binance lista HIVE
- Ex-desenvolvedores do Steem lançam a OpenOrchard, mirando tecnologias disruptivas de código aberto
- Justin Sun é acusado de suborno por um dos mais conhecidos usuários da Steem
- Blockchain utilizada pela proprietária da Budweiser vai ajudar agricultores africanos
- EUA: Jovem candidata ao Congresso aceita doações em cripto para campanha
- Governo inclui inteligência artificial, blockchain e big data em diretrizes para pesquisa e ensino
- É altamente impreciso descrever o Bitcoin como bolha e aqui está a razão