Justiça aprova e investidores de XRP poderão intervir no caso Ripple x SEC
Nesta terça-feira (30), o tribunal do Distrito Sul de Nova York aprovou a moção de intervenção no caso da Comissão de Valores Mobiliários dos Estados Unidos (SEC) contra a Ripple solicitada em nome de mais de seis mil investidores de tokens XRP.
Analisa Torres, juíza distrital responsável pelo caso, aprovou a solicitação de John Deaton, advogado autor da moção, que alega que o processo ingressado pela SEC está impactando milhares de detentores do criptoativo da Ripple.
Segundo consta na decisão do tribunal, a moção deve ser apresentada até o dia 19 de abril, e a oposição (SEC), terá até o dia 3 de maio para contestar no processo.
A ação judicial ingressada pela agência norte-americana contra a Ripple tem como alvo as negociações do token XRP. Para o órgão, o ativo deve ser classificado como valor mobiliário. Dessa forma, a empresa detentora do token deveria passar pelo processo de normatização e fiscalização exigido antes de realizar a comercialização. Além disso, só então a Ripple poderia listar o token em bolsas regulamentadas, não em exchanges de criptoativos.
Desde o início do processo, diversas exchanges deixaram de listar o token. Conforme a moção de Deaton, milhares de detentores de XRP foram lesados, pois se viram incapazes de comercializar seus ativos. Segundo o advogado, mais de seis mil investidores têm o desejo de defender a Ripple no caso, ação que agora será possível devido à decisão do tribunal de Nova York.
Antes de o tribunal tomar a decisão, a SEC alegou que a aprovação da moção “criaria uma avalanche de reivindicações e possíveis atrasos no caso, além de complexidade e confusão”.
Decisão pode impactar o preço do XRP?
O processo realizado pela SEC contra a Ripple afetou profundamente o preço do token XRP. A criptomoeda chegou a desvalorizar mais de 40% na semana que o caso foi revelado, no final do ano passado.
Após grandes oscilações, o preço do ativo conseguiu se recuperar, sendo negociado atualmente em aproximadamente US$ 0,57 segundo dados do monitor de mercado Coingecko.
Uma decisão final favorável à empresa poderia animar o mercado, abrindo caminho para que a XRP volte subir para além dos US$ 0,69 registrados antes do caso ter início.
Expansão dos serviços de liquidez
Enquanto a Ripple se prepara para as próximas etapas do caso na justiça, a empresa anuncia expansão no mercado asiático com a aquisição de 40% da empresa de pagamentos internacionais Tranglo.
Em comunicado divulgado na última segunda-feira (30), a Ripple diz que visa “atender a crescente demanda dos clientes na região e expandir o alcance da On-Demand Liquidity (OLD), que usa o ativo digital XRP para enviar dinheiro de forma instantânea e reduzir a necessidade de capital de giro”.
O CEO da Tranglo, Jacky Lee, afirmou no comunicado que a parceria entre as duas empresas possui a “ambição de fornecer serviços financeiros acessíveis e equitativos para as grandes massas”.
Recentemente, a Ripple defendeu o uso do token XRP como ponte entre moedas CBDCs e abriu vagas de trabalho em São Paulo, aumentando expectativas para incrementar atividades no Brasil.
O artigo Justiça aprova e investidores de XRP poderão intervir no caso Ripple x SEC foi visto pela primeira vez em BeInCrypto.