Joseph Lubin: Incubadora ETH ConsenSys é “eficiente e consistente” no mercado competitivo
Startup e incubadora blockchain da Ethereum, a ConsenSys planeja otimizar e fortalecer seu estilo de negócios em meio a um espaço blockchain competitivo.
A ConsenSys, importante startup e incubadora blockchain da Ethereum (ETH), planeja otimizar e fortalecer seu estilo de negócios em meio a um espaço de blockchain competitivo cada vez mais “lotado”. A mudança na estratégia foi divulgada pelo jornal online Tech Breaker em 3 de dezembro.
O Breaker cita uma carta ao pessoal do CEO da ConsenSys e cofundador da Ethereum Joseph Lubin supostamente enviada no final da noite de sexta-feira, que descreve uma nova fase no trabalho da empresa sediada no Brooklyn. De acordo com a carta, a ConsenSys – que empregava mais de 1.100 funcionários em fevereiro de 2018, em 29 países – está entrando no que Lubin chama de “ConsenSys 2.0”.
Isso, de acordo com Breaker, representa uma abordagem mais voltada para a eficiência e receita em toda a empresa, com a ConsenSys Ventures – seu braço de investimentos – prestes a se tornar mais próxima de um “acelerador tradicional de startups”.
“Devemos manter e, em alguns casos, recuperar a mentalidade de startup enxuta que nos fez quem somos. Agora nos encontramos ocupando um universo muito competitivo […] para “ter sucesso” […] devemos reconhecer que o que nos trouxe até aqui provavelmente não vai nos fazer chegar lá, onde quer que “esteja”.
Em uma entrevista para o Breaker em 30 de novembro, Lubin esclareceu que a liderança da ConsenSys será “muito mais rigorosa em termos de marcos e cronogramas, [mesmo que isso implique em] dissolver projetos se chegarmos à conclusão de que nossas suposições anteriores estavam incorretas”.
Os projetos sob as asas da ConsenSys, segundo a carta, teriam sido julgados por três métricas amplas: receita (ou retorno do investimento, mesmo que baseado em valor futuro projetado), benefício para o ecossistema Ethereum e bem social.
Enquanto a empresa planeja reatribuir funcionários de projetos fechados a outras iniciativas, Lubin supostamente “não descartou demissões” em sua entrevista para o Breaker.
Parte da mentalidade “eficiente e consistente” se estende a uma abordagem parcimoniosa das despesas com pessoal, com uma equipe dedicada ao corte de custos de viagens e um mecanismo proprietário nos trabalhos para a empresa comparar preços em hotéis.
Lubin disse a Breaker que, embora os projetos sob sua supervisão permaneçam “ágeis”, a empresa como um todo tornou-se incômoda. Embora enfatizando a continuidade na visão da empresa, ele observou que o ConsenSys 2.0 implicaria em “concentrar [e] adicionar rigor [e] responsabilidade” em meio ao que ele chamou de “contração” do preço em toda a indústria.
Conforme relatado no mês passado, a plataforma descentralizada de redes sociais Steemit está demitindo mais de 70% de seu pessoal na esteira do recente queda do mercado cripto, bem como iniciando uma reorganização estrutural.