Departamento de Transportes dos EUA está testando drones movidos a blockchain para atuar em entregas

O Departamento de Transporte dos EUA divulgou um longo relatório sobre a aplicação da blockchain para drones.

O Departamento de Transportes dos EUA publicou recentemente seu esforço para aproveitar ainda mais a blockchain no mundo dos drones.

“A tecnologia Blockchain está sendo analisada para fornecer uma estrutura que pode ser usada pelas partes interessadas no setor de drones comerciais”, disse a agência do governo em um relatório de 15 de abril, observando os benefícios em áreas como segurança, gerenciamento de ID, gerenciamento de conflitos, autorização de voo e gerenciamento de tráfego aéreo.

Potencial dos Drones

O Departamento de Transporte dos EUA listou vários casos de uso de drones, também conhecidos como sistemas de aeronaves não tripuladas, ou UASs. Desde entregas médicas até recursos de ataque militar, esses robôs aéreos robóticos podem funcionar sozinhos ou através de intervenção humana remota.

“O número e a variedade de UASs e as diversas operações em que estão ou podem estar envolvidos em breve tornam essas aeronaves especialmente adequadas à confiança e à integridade operacional fornecidas pelas blockchains”, detalhou o relatório.

Blockchain aumenta confiança e rastreabilidade

Aeronaves não tripuladas carregam um elemento de responsabilidade, no entanto, como ninguém está a bordo dessas pequenas plataformas para garantir seus processos. “O Blockchain pode adicionar confiança ao uso de políticas e protocolos”, disse o relatório, mencionando um bando de áreas em potencial nas quais o blockchain pode trazer segurança adicional, incluindo comunicações de aeronaves, rastreamento e protocolo de área lotada, para citar alguns.

“O Blockchain já foi usado para resolver alguns problemas de confiança e integridade do UAS”, afirmou o relatório. Como as autoridades já podem investigar acidentes anteriores relacionados a drones após o fato de usar gravadores de dados de voo, adicionar blockchain à equação torna esses dados mais eficazes e úteis.

“Um gravador de vôo baseado em blockchain faria isso em tempo real e também poderia permitir que a aplicação da lei seja proativa em vez de reativa”, observou o relatório, acrescentando:

“Uma empresa propôs um sistema UAS de caixa preta baseado em blockchain que permitiria aos reguladores do setor rastrear e revisar dados de voo de drones, companhias de seguros para garantir drones com base em dados confiáveis ​​de terceiros e pilotos para garantir a conformidade com os reguladores”.

No segundo semestre de 2019, a IBM e o Walmart registraram patentes relacionadas a drones envolvendo blockchain, mostrando um interesse crescente na aplicação da tecnologia no setor.

LEIA MAIS

Você pode gostar...