Japão aprova auto-regulação para indústria de criptomoedas
A Financial Services Agency (FSA), agência reguladora de finanças do Japão, aprovou formalmente uma associação de exchanges de criptomoedas como órgão da indústria de autorregulamentação.
Nesta quarta-feira a FSA aprovou a Japan Virtual Currency Exchange Association (JVCEA), órgão composto pelas 16 exchanges de cripto nacionais licenciadas, permitindo que ela se torne uma associação empresarial de liquidação de fundos certificada. Este status permitirá ao órgão definir regras para as exchanges do país e tomar medidas contra quaisquer violações.
Assim, o agência concedeu ao órgão da indústria meios para criar diretrizes para as exchanges domésticas, incluindo medidas rigorosas para conter o uso de informações privilegiadas e a lavagem de dinheiro enquanto implementa os padrões de segurança para proteger os ativos dos clientes.
A JVCEA foi um marco entre as exchanges licenciadas do Japão para lançar um órgão auto-regulador para a indústria. Em agosto, a associação formalmente apresentou um pedido à FSA para obter reconhecimento. A revisão foi bem rigorosa e durou dois meses.
Esta aprovação da FSA ocorre em um momento em que as autoridades japonesas estão revisando sua abordagem regulatória em relação à indústria, isto após dois furtos de cripto neste ano. Após o roubo de 530 milhões da exchange Coincheck em janeiro, e em setembro a exchange Zaif ter sido hackeada em quase 60 milhões em bitcoin, bitcoin cash e monacoin.
A JVCEA já preparou um esboço de autorregulamentação com regras que incluem uma proposta de proibição total de insider trading e moedas de privacidade como Monero e Dash de exchanges licenciadas. A associação também propôs um limite de 4 para 1 na margem de negociação com criptomoedas, restringindo a quantidade de fundos que os investidores podem emprestar em seu depósito original.
A FSA observou também que o número de empresas interessadas em licença de exchanges de cripto tem aumentado. E autorizou e liberou os documentos necessários para as empresas que desejam ser licenciadas. Agora as exchanges devem preencher um formulário que inclui detalhes como as reservas de cripto de uma plataforma, os pares de negociação oferecidos e seu índice máximo de alavancagem na negociação de margem.
Com base no documento da FSA, o processo de revisão também vai se concentrar nas medidas de segurança adotadas pelas exchanges. Se a plataforma é desenvolvida internamente ou se usam agências terceirizadas para gerenciar a divulgação e marketing do cliente. Após analisar tudo isso a agência também comunicou que, irá realizar inspeções nas exchanges físicamente.
Em setembro, a agência disse que planejava aumentar os níveis da equipe no ano que vem, justamente para seu esquema de licenciamento de exchanges de cripto, e afirmou que mais de 160 empresas estavam procurando apresentar pedidos na época.
Veja também: FlowBTC organiza Meetup beneficente sobre Blockchain em prol do Outubro Rosa dia 25/10 em São Paulo
FlowBTC
Comprar e vender Bitcoin, Ethereum, Bitcoin Cash e Litecoin é na FlowBTC! A plataforma mais segura e rápida do Brasil, com 3 anos de história, nunca saiu do ar e nem foi hackeada. É a única corretora brasileira que faz parte da Enterprise Ethereum Alliance e possui grandes investidores do mercado financeiro tradicional. Invista com especialistas, abra já sua conta.
Quer ficar por dentro de mais conteúdo? Siga o BrBitcoin nas redes sociais:
O post Japão aprova auto-regulação para indústria de criptomoedas apareceu primeiro em Brasil Bitcoin.