Bitmain está abrindo capital, mas que tipo de investimento é esse?

Você pode se perguntar o que a IPO da Bitmain tem a ver com o investimento em criptomoedas. Sinaliza o surgimento de um novo tipo de investimento em cripto – ações reais em uma empresa listada. Sim, uma aposta nas finanças, na força operacional e na perspectiva macro de um negócio. Mas com a diferença na exposição das criptomoedas. E é aí que as coisas ficam complicadas.

Os ativos de criptomoeda da Bitmain correspondem a 28% de seus ativos totais. Isso não faz com que seja efetivamente um fundo de criptografia prestes a ser listado. Embora as criptomoedas tenham um peso significativo na saúde dos negócios, os outros ativos (em grande parte, inventário físico e instrumentos financeiros) oferecem diferentes tipos de risco e diversificação.

Além do mais, as criptomoedas são valorizadas pelo custo. Eles não serão reavaliados se o preço da criptomoeda aumentar, portanto um mercado em alta não terá impacto direto no balanço patrimonial. (Obviamente, isso terá um impacto positivo nas vendas de equipamentos de mineração e no lucro das vendas de criptomoeda.)

Nem serão necessariamente escritas se o preço cair. Conforme afirma o prospecto preliminar, se as circunstâncias indicarem que o valor contábil das moedas pode não ser recuperável, uma perda por redução ao valor recuperável pode ser reconhecida. Não está claro como esse valor contábil quebra – o formulário diz que é calculado usando a média ponderada do custo. Como mais de 700 milhões de dólares em criptografia entraram no balanço no segundo semestre de 2017, podemos presumir que a maior parte disso estava a preços mais altos do que os de hoje.

No primeiro semestre de 2018, a Bitmain registrou uma “perda por redução ao valor recuperável” de mais de 100 milhões de dólares. Dado que uma grande parte do acervo de cripto está aparentemente em bitcoin cash, é notável que o capital não foi maior. Mas vale a pena notar que, sob os princípios contábeis que a Bitmain está usando, uma perda por redução ao valor recuperável pode ser revertida se as condições do mercado mudarem.

Apesar dos mercados fracos até agora, a Bitmain lucrou mais de 180 milhões de dólares em vendas de criptomoedas no primeiro semestre. Portanto, enquanto os mercados de cripto determinam em grande parte a saúde de seus negócios, a Bitmain não é somente um jogo de criptomoedas.

Além da volatilidade do mercado, temos que adicionar os riscos adicionais de erro operacional, margens decrescentes, concentração de fornecedores, obsolescência tecnológica, aumento da concorrência e má gestão financeira. E também a a segurança, lembrando que em 2017, Bitmain sofreu o roubo de quase 27 milhões de dólares em cripto.

Então, que tipo de investimento é a Bitmain?

Assim como lutamos para encaixar criptomoedas nas categorias pré-estabelecidas de instrumentos financeiros, também é difícil rotular a Bitmain. É um negócio que faz um produto físico, mas também produz um ativo virtual e oferece o serviço a outros no setor. E está exposta ao mercado de criptomoedas. Como o aplicativo reconhece: “Nossos negócios e condição financeira estão intimamente relacionados com o preço de mercado das criptomoedas”.

Não sabemos se o preço de suas ações se moverá de acordo com o preço do bitcoin ou do bitcoin cash e isso faz com que não seja apenas um novo tipo de investimento em cripto, mas um novo tipo de investimento.

Isso torna a Bitmain um bom investimento?

A empresa tem um crescimento de receita histórico e uma posição dominante em seu setor. Além disso, está diversificando o design de chips de inteligência artificial e expandindo sua concentração geográfica.

Mas se é uma boa oportunidade ou não, depende de sua visão de mercado, da sua opinião sobre a gestão e avaliação dos riscos, e do preço da IPO.

Como disse Howard Marks, da Oaktree Capital Management: “Não é o que você compra, é o que você paga”.

A IPO da Bitmain é encorajadora na medida em que estabelece um benchmark para os outros seguirem. Não é a única na fila, Canaan e Ebang também expressaram publicamente sua intenção de solicitar uma lista, e outros, sem dúvida, farão o mesmo, e não apenas empresas do segmento de mineração.

Isso faz muito mais do que apresentar aos investidores uma gama maior de ativos focados em cripto para escolher. Também traz mais participantes das finanças tradicionais (investidores, analistas, banqueiros de investimento, advogados), o que reduz a distância entre os dois conceitos e dá maior legitimidade às criptomoedas como um todo.

Talvez seja ainda mais importante que tanto os investidores quanto os empreendedores estejam munidos de informações mais profundas, uma maior transparência e um melhor entendimento de como o setor funciona devem contribuir para uma infra-estrutura mais resiliente, o que vai gerar uma maior variedade de oportunidades de investimento e financiamento. Aconteça o que acontecer com os mercados de criptomoeda, certamente há valor nisso.

 

Leia Também: E-book INÉDITO de Ethereum (ETH) da corretora FlowBTC

FlowBTC

Comprar e vender Bitcoin, Ether, Bitcoin Cash e Litecoin é na FlowBTC. A FlowBTC é a plataforma mais segura e rápida do Brasil, com 3 anos de existência, nunca saiu do ar e nem foi hackeada. Além disso, é a única corretora brasileira que faz parte da Enterprise Ethereum Alliance. Não fique de fora da nova economia digital, abra já sua conta em https://www.flowbtc.com.br/

Quer ficar por dentro de mais conteúdo? Siga o BrBitcoin nas redes sociais:

O post Bitmain está abrindo capital, mas que tipo de investimento é esse? apareceu primeiro em Brasil Bitcoin.

Você pode gostar...