Negociação de alta frequência é o motivo pelo qual o Bitcoin se tornou ‘chato’?
O crescente uso de HFT pode ajudar a explicar a baixa volatilidade recorde do Bitcoin.
O mercado de Bitcoin (BTC) tem estado quieto ultimamente. Um pouco quieto demais.
Na terça-feira, 14 de julho, os níveis de volatilidade do Bitcoin caíram para níveis nunca vistos desde 2017. Nas últimas semanas, o Bitcoin ficou para trás à medida que os investidores acumulavam altcoins como Chainlink (LINK) e Cardano (ADA).
Uma possível explicação para a consolidação do Bitcoin pode ser uma maior presença de empresas de negociação de alta frequência (HFT) em criptomoeda nos últimos meses. Falando ao Cointelegraph, Paolo Ardoino, CTO da Bitfinex, explicou que acredita que a HFT é uma das principais razões por trás da baixa volatilidade do Bitcoin.
“Nas criptomoedas, estamos de volta aos velhos tempos da HFT. As empresas podem ganhar muito dinheiro implementando jogadas relativamente simples, como arbitragem entre moedas e explorando o spread entre uma exchange e outra.”
HFT e criptomoedas
O HFT é um método de negociação que usa algoritmos para transacionar um grande número de pedidos em frações de segundo. Ele existe no espaço cripto há muito tempo. Mas, assim como o bilionário Paul Tudor Jones revelou suas participações em Bitcoin recentemente, outros investidores institucionais estão cada vez mais ingressando no mercado. Isso pode explicar o maior uso da HFT.
A Bitfinex, que afirma ser “imensa em HFT de criptomoedas”, revelou recentemente que entre 80% e 90% do volume na Bitfinex agora era gerado pelas empresas de HFT. A Bitfinex fez parceria com a Market Synergy e oferece “conectividade de criptomoeda padrão institucional”.
A Bitfinex conclui que o crescente uso de HFT representa uma crescente “maturidade no espaço de ativos digitais”. Mas por que a volatilidade do Bitcoin diminuiria com o aumento do uso de HFT? Ardoino explica que o aumento da liquidez devido ao aumento das negociações de HFT leva a baixa volatilidade:
“À medida que o Bitcoin se torna uma classe de ativos estabelecida, prevemos que os altos níveis de volatilidade associados à criptomoeda recuem”, explicou ele. “Geralmente existe uma correlação inversa entre liquidez e volatilidade; ou seja, maior liquidez tende a levar a uma menor volatilidade dos preços.”
“A presença crescente de empresas de HFT em criptomoedas parece ter adicionado mais liquidez às exchanges. Isso fornece pedidos suficientes para ambos os lados da carteira de pedidos e aumenta a eficiência do mercado, contribuindo para a consolidação prolongada de preços de baixa volatilidade no Bitcoin.”
O Bitcoin é famoso por se mover agressivamente por um curto período de tempo. No ano passado, Tom Lee, da Fundstrat, lembrou aos investidores que a maioria dos ganhos em Bitcoin (BTC) ocorre nos dez melhores dias de negociação do ano. No entanto, a presença crescente de HFT pode estar mudando a “regra dos 10 melhores dias” também.
Leia mais:
- Negociação de alta frequência, explicado
- Hack do Twitter: ‘Ataque de engenharia social’ nos painéis de administração de funcionários
- Em meio a golpes e Bitcoins travados em plataformas, Ministério da Segurança é convidado a debater como proteger investidores
- O cofundador da Ethereum, Joseph Lubin: o colapso do preço da criptomoeda não restringirá o crescimento
- Bitcoin está perto de superar US$ 11 mil e registra nova valorização acima de 3%
- A cripto está visando gigantes da hotelaria