Regulador irlandês impede que Google lance Bard AI na União Europeia, diz reportagem

O Google foi obrigado a adiar o lançamento de seu serviço Bard AI na UE depois que os reguladores irlandeses o acusaram de não apresentar a documentação necessária.

A Comissão Irlandesa de Proteção de Dados (DPC) teria bloqueado o lançamento do serviço de inteligência artificial (IA) generativa do Google, o Bard, na União Europeia por questões de privacidade.

O Google lançou o Bard nos Estados Unidos, Reino Unido e 178 outros países no início deste ano. No entanto, até agora não conseguiu chegar à UE. A empresa de Mountain View, Califórnia, pretendia resolver o impase esta semana, mas, como relatou o site Politico, os planos tiveram que ser interrompidos.

De acordo com a reportagem, o vice-comissário do DPC, Graham Doyle, afirmou que o Google informou recentemente à comissão sua intenção de lançar o Bard na UE esta semana.

Ele continuou explicando que o Google não forneceu à comissão “nenhum briefing detalhado nem uma avaliação de impacto sobre a proteção de dados ou qualquer documentação de suporte.” Como resultado, disse Doyle, o “Bard não será lançado esta semana.”

A política da UE sobre a regulamentação de IA é muito mais rigorosa do que as do Reino Unido e dos Estados Unidos.

O supervisor europeu de proteção de dados, Wojciech Wiewiórowski, brincou anteriormente que “a mais perfeita definição de inferno é a legislação europeia com aplicação americana” depois que o ChatGPT da OpenAI foi recentemente banido da Itália por questões de privacidade.

Parece que o Google se encontra em uma situação semelhante com os reguladores da UE. Vale a pena notar que o ChatGPT acabou sendo aprovado para uso na Itália depois que a OpenAI atendeu às reivindicações de privacidade dos reguladores.

A pressão por um maior escrutínio regulatório das tecnologias de IA na UE decorre da Lei de IA da UE, um marco proposto para regulamentar a inteligência artificial na União Europeia apresentada em maio de 2023.

Seus redatores buscam alinhar a governança das tecnologias de IA com o Regulamento Geral de Proteção de Dados, um conjunto abrangente de regras destinado a proteger a privacidade dos cidadãos europeus.

Assim como a Legislação para Mercados de Criptoativos, a Lei de IA da UE parece ter requisitos muito diferentes para empresas que operam na UE do que no Reino Unido ou nos EUA, incluindo uma maior ênfase em segurança, privacidade e responsabilidade.

LEIA MAIS

Você pode gostar...