Investidor tenta aplicar golpe em vendedor P2P com oferta inusitada de fração de Bitcoin (BTC)

Sem nenhuma reputação comprovada no mercado de criptomoedas, usuário pediu para vendedores enviarem o dinheiro antes dele transferir a fração de Bitcoin.

Um suposto investidor tentou aplicar um golpe financeiro nesta quinta-feira (4) em dezenas de negociadores de criptomoedas, que são conhecidos como P2P pelo mercado.

De acordo com uma publicação do vendedor Michel P2P no Facebook, o usuário tentou vender 0.013 de Bitcoin (BTC) para ele, mas a negociação não foi concluída depois que o investidor apresentou um pedido inusitado antes de enviar a fração da criptomoeda.

Assim como Michel P2P, outros vendedores receberam a mesma proposta de venda de Bitcoin através do mesmo número de telefone denunciado. No total, mais de 30 vendedores P2P podem ter recebido a oferta inusitada do investidor, que pedia para receber o dinheiro da venda antes da fração de Bitcoin ser transferida.

Venda de Bitcoin pelo WhatsApp

O investidor que tentava vender 0.013 BTC procurou dezenas de negociadores P2P de criptomoedas que estão no Catálogo P2P, além do vendedor Michel P2P. Através de mensagens enviadas pelo WhatsApp, o usuário tentava receber antecipadamente por uma venda de aproximadamente R$ 2.500 em Bitcoin.

No entanto, sem comprovar nenhuma indicação e ou reputação no mercado de criptomoedas, a oferta do investidor que queria vender Bitcoin foi entendida como uma tentativa de golpe.

Nem sempre é o vendedor P2P quem envia os valores por último em uma negociação envolvendo criptomoedas. Mas, sem conhecer com quem está negociando, o vendedor P2P não pode arriscar.

Em entrevista ao Cointelegraph, Michel P2P diz que é comum ele enviar valores antecipadamente. Contudo, dessa vez ele não sentiu confiança na oferta inusitada do investidor.

“Eu até envio sem problemas valores para conhecidos e pra outros P2P que possuem menos referências que eu. Afinal, a reputação ajuda bastante. Mas, uma desconhecido total, usando nomes de terceiros, não passa muita confiança.”

Vários nomes

A tentativa de golpe do usuário que queria vender 0.013 BTC ganhou força logo após vários vendedores P2P denunciarem a fraude com o mesmo número usado no WhatsApp.

Segundo Michel P2P, o investidor procurou grande parte da lista vendedores P2P que estão no ranking do Catálogo P2P para tentar a fraude. Para ele, o usuário se identificou como Anderson. Porém, em outras mensagens divulgadas por vendedores P2P o investidor se apresentava como Emanuel.


Investidor se apresentou como Emanuel e Anderson (Reprodução/WhatsApp)

“Ele tentou a mesma tática com pelo menos 30 vendedores do Catálogo P2P e somos mais de 140. Torço que ninguém tenha atendido ele, pois ele usou o nome de pelo menos oito pessoas diferentes pra tentar receber os valores, inventou mais de dez histórias. Para mim ele falou que nunca negociou com P2P.”

Em defesa, o investidor que tentava vender 0.013 BTC disse que pede o envio de dinheiro antecipado depois que teve um suposto prejuízo envolvendo um vendedor P2P chamado Laelson, que não aparece no Catálogo P2P.

“Ele disse que levou golpe de um vendedor P2P chamado Laelson, que ninguém conhece.”

Leia Mais:

Você pode gostar...