Interesse institucional por criptomoedas aumentou no Canadá, diz pesquisa

O interesse dos investidores institucionais do Canadá em criptomoedas aumentou. Agora, 39% deles relataram ter exposição direta ou indireta a criptoativos, um valor que era de 31% em 2021.

Os dados são de uma pesquisa da KPMG no Canadá e da CAASA. Ela revelou uma maior aceitação de criptoativos entre organizações financeiras e investidores institucionais após um ano de recuperação e avanços regulatórios.

Interesse institucional em criptomoedas aumentou no Canadá

A pesquisa que reuniu percepções de serviços financeiros e investidores institucionais canadenses. Ela indica que 50% dos serviços financeiros entrevistados ofereceram serviços de ativos cripto em 2023, um aumento de 9% em relação ao ano anterior. Contribuíram para o crescimento fatores como, por exemplo, a recuperação do mercado cripto, a maior clareza regulatória e as inovações em ativos digitais.

O co-líder da prática de Ativos Digitais da KPMG, Kunal Bhasin, enfatizou que os criptoativos são cada vez mais considerados ativos alternativos investíveis. Ele atribui o aumento ao crescimento da dívida dos EUA e à inflação do dólar. Eles fieram com que os investidores busquem as criptomoedas como hedge e reserva estável de valor.

“A última vez que fizemos essa pesquisa, em 2021, foi um ano forte para os criptoativos. O ano seguinte foi um ano turbulento, marcado por fraudes e colapsos de grandes empresas de trading de criptoativos, mas esses eventos tiveram um efeito de limpeza no setor”, afirmou Bhasin.

A pesquisa também descobriu que 75% dos investidores institucionais detinham ativos de criptomoedas diretamente. Deles, 50% ganham exposição por meio de fundos negociados em bolsa ou produtos regulamentados. A exposição a ações públicas relacionadas a cripto também aumentou, com 58% dos investidores se aventurando em tais ativos.

Desempenho do mercado influenciou adoção

A melhoria da infraestrutura de mercado e as fortes métricas de desempenho, por exemplo, impulsionaram o aumento significativo dos investimentos em cripto. O Bitcoin, por exemplo, cresceu 150% em 2023 e continua sua ascensão em 2024. A aprovação de ETFs de Bitcoin à vista nos EUA marcou um ponto de virada, atraindo gestores de ativos tradicionais para o setor, com a expectativa de aprovação de um ETF de Ethereum.

“Um momento crucial para os criptoativos ocorreu em janeiro de 2024, quando a Comissão de Valores Mobiliários dos EUA (SEC) aprovou ETFs de Bitcoin à vista. Esse foi considerado um evento marcante para muitos participantes do mercado. Isso atraiu muitos gestores de ativos tradicionais com forte reputação para o setor de criptoativos”, diz o líder de Risco de Tecnologia Emergente e co-líder da prática de Ativos Digitais da KPMG, Kareem Sadek.

Portanto, como o mercado canadense mostra um apetite saudável por cripto, especialistas como Bhasin aconselham as instituições financeiras e os investidores interessados em aumentar sua exposição às criptomoedas a buscar educação no setor, desenvolver uma visão estratégica e implementar políticas internas robustas para navegar com sucesso nesse cenário em evolução.

O artigo Interesse institucional por criptomoedas aumentou no Canadá, diz pesquisa foi visto pela primeira vez em BeInCrypto Brasil.

Você pode gostar...