NUPL do Bitcoin (BTC) volta à região positiva; análise on-chain
Analisamos indicadores on-chain do Bitcoin (BTC), mais especificamente o indicador Net Realized Profit/Loss (NUPL). Isso é feito para determinar se o BTC iniciou uma reversão de alta ou se o fundo ainda não foi atingido.
O NUPL é um indicador on-chain que mostra se o mercado está em um estado de lucro ou prejuízo agregado. Para criá-lo, as perdas não realizadas são subtraídas dos lucros não realizados.
Se as perdas não realizadas forem superiores aos lucros não realizados, o indicador é negativo, o que significa que o mercado está em estado de perda. O oposto é verdadeiro quando os lucros não realizados são maiores do que as perdas não realizadas.
Historicamente, os topos do ciclo de mercado foram alcançados acima ou perto de 0,75 (azul), enquanto os fundos foram alcançados abaixo de 0 (vermelho).
NUPL do BTC fica negativo
Em 13 de junho, o NUPL ficou negativo (círculo preto) pela primeira vez desde março de 2020. Ele atingiu o nível de -0,16 em 18 de junho. Isso foi menor que o fundo de março de 2020 e o valor mais baixo desde o fundo de dezembro de 2018 em -0,42 (círculo preto).
Uma leitura de -0,16 significa que as perdas não realizadas são maiores do que os lucros não realizados em 16% do valor de mercado.
Leituras históricas
As duas mínimas anteriores do ciclo de mercado absoluto foram alcançadas em -0,56 e -0,36, respectivamente. Portanto, a baixa atual é consideravelmente maior que as duas e é mais semelhante à baixa de março de 2020.
Além disso, o fundo de 2015 foi atingido 19 dias após o NUPL cruzar o território negativo, enquanto o de 2018 foi alcançado 24 após esse cruzamento. O fundo atual foi atingido apenas cinco dias depois que o NUPL cruzou o território negativo. Como resultado, é muito mais semelhante ao fundo local de março de 2020.
Outra maneira de olhar para o indicador é analisar o que ocorreu depois que o NUPL voltou ao território positivo depois de anteriormente ser negativo. Isso seria um sinal de que o mercado está de volta aos trilhos após um evento de capitulação.
Em 2015, esse cruzamento ocorreu em outubro, bem depois que um fundo foi atingido. O mesmo ocorreu nos fundos de 2018 e 2020 (círculos pretos).
Portanto, olhando dessa maneira, é possível que o BTC já tenha atingido o fundo.
O artigo NUPL do Bitcoin (BTC) volta à região positiva; análise on-chain foi visto pela primeira vez em BeInCrypto Brasil.