Índia e Emirados Árabes Unidos vão explorar a ponte CBDC para facilitar o comércio e remessas sem USD

A ponte seria a segunda dos Emirados Árabes Unidos, cujos bancos participaram com sucesso do projeto mBridge no ano passado com Hong Kong, China e Tailândia.

O Banco da Reserva da Índia (RBI) e o Banco Central dos Emirados Árabes Unidos anunciaram em 15 de março a assinatura de um memorando de entendimento sobre colaboração e inovação em serviços financeiros.

As partes se concentrarão particularmente na interoperabilidade da moeda digital do banco central e desenvolverão uma prova de conceito e um programa piloto para uma ponte CBDC para facilitar as remessas e o comércio. Eles observaram que tal ponte reduziria custos, aumentaria a eficiência das transações e fortaleceria os laços econômicos.

Funcionários bancários da Índia e dos Emirados Árabes Unidos conversaram em fevereiro sobre um sistema de pagamento em rúpias e dirhams usando bancos correspondentes. Esse sistema está em desenvolvimento há um ano. Os países atualmente usam dólares americanos para liquidar os pagamentos.

Andando na conversa! @RBI e Banco Central dos Emirados Árabes Unidos assinaram um MoU para inovação em produtos financeiros. Desenvolvimento e interoperabilidade no campo das Moedas Digitais do Banco Central (CBDCs) mais próximos do que nunca. @DasShaktikanta @MEAIndia @Economyae @FinMinIndia @nsitharaman #FilePic pic.twitter.com/GDHC8Z9HdM

— Índia nos Emirados Árabes Unidos (@IndembAbuDhabi) 15 de março de 2023

Embora as remessas da região do Golfo tenham caído 50% em relação a 2016–2017, os Emirados Árabes Unidos continuam sendo uma fonte significativa de remessas para a Índia, respondendo por 17% a 18% do total de cerca de US$ 87 bilhões em julho de 2022. Os Emirados Árabes Unidos foram os principais fonte para a Índia até o surto de COVID-19, quando foi substituída pelos Estados Unidos.

A Índia e os Emirados Árabes Unidos provavelmente investigarão uma CBDC de varejo para lidar com remessas. A Índia tem atualmente um projeto piloto doméstico de rúpia digital com 50.000 usuários e 5.000 comerciantes participantes. O RBI também informou no final de fevereiro que havia concluído cerca de 800.000 transações, no valor de US$ 134 milhões, com seus CBDCs de atacado e está testando a funcionalidade offline de sua CBDC.

A Índia também integrou recentemente sua interface de pagamentos unificados não-blockchain com o sistema PayNow de Singapura.

Os Emirados Árabes Unidos lançaram um programa de transformação financeira em nove partes e anunciaram sua intenção de lançar uma CBDC para uso doméstico e internacional em fevereiro. Mesmo antes disso, os bancos dos Emirados haviam participado do projeto piloto mBridge — juntamente com bancos em Hong Kong, China e Tailândia — para usar CBDC para transferências internacionais. Além disso, os Emirados Árabes Unidos esperam que a criptomoeda “desempenhe um papel importante para o comércio dos Emirados Árabes Unidos daqui para frente”, disse o Ministro de Estado de Comércio Exterior dos Emirados Árabes Unidos, Thani Al-Zeyoudi, em janeiro no Fórum Econômico Mundial.

VEJA MAIS:

Você pode gostar...