Índia supostamente abandonará a agenda de proibição do Bitcoin em favor da classificação de ativos
Os funcionários do estado indiano supostamente não estão mais interessados em banir o Bitcoin e um projeto de regulatório pode estar em discussão durante a Sessão das Monções do Parlamento.
A maré pode ter finalmente mudado para as criptomoedas na Índia, já que os relatórios indicam uma postura mais branda do governo em relação às criptomoedas.
De acordo com um relatório do The New Indian Express na quinta-feira, a postura hostil do governo em relação ao Bitcoin (BTC) parece estar mudando em direção a políticas regulatórias de senso comum para criptomoedas.
De acordo com fontes internas citadas pela publicação, as autoridades abandonaram os planos anteriores de proibição geral do Bitcoin em favor da classificação das criptomoedas como uma classe de ativos alternativa.
O Securities and Exchange Board of India será supostamente encarregado de supervisionar os regulamentos de criptografia no país, em colaboração com o ministério das finanças.
Essas fontes internas também afirmam que o Parlamento vai debater um projeto de lei abrangente de criptomoedas regulatória durante a Sessão das Monções, que começa em julho. Um painel de especialistas criado pelo Ministério das Finanças está estudando protocolos de criptomoedas e sua descoberta pode fazer parte das deliberações parlamentares do próximo mês.
Comentando sobre os sinais positivos emergentes na frente regulatória de criptomoedas, Ketan Surana, membro da Internet and Mobile Association of India, disse:
“Podemos dizer com certeza que o novo comitê que está trabalhando com criptomoedas está muito otimista quanto à regulamentação e legislação sobre criptomoedas.”
Em maio, Indiatech.org, um grupo de lobby de tecnologia na Índia, instou o governo a definir a criptomoedas como ativos digitais e não moedas.
Enquanto isso, o Reserve Bank of India continua a ser um cripto-crítico ferrenho, com o banco central declarando recentemente que sua posição sobre criptomoedas permanece inalterada. No entanto, o RBI se distanciou de relatos de que obrigava os bancos a bloquear serviços para exchanges de criptomoedas.
De fato, a Suprema Corte da Índia derrubou em março de 2020 uma proibição de RBI de 2018 que proibia os bancos de atender às exchanges de criptomoedas. Conforme relatado anteriormente pelo Cointelegraph, três importantes exchanges de criptomoedas – Kraken, Bitfinex e KuCoin – estão procurando entrar no mercado indiano.
LEIA MAIS