No mesmo embalo das celebridades, startups promovem crescimento dos NFTs no Brasil
Além de colecionáveis, criptoativos podem ter valor agregado
No último domingo (31) o digital influencer Whindersson Nunes encarou o tetracampeão mundial Acelino Popó Freitas, em uma luta que terminou oficialmente empatada durante o Fight Music Show, evento de luta sediado em Balneário Camboriú, Santa Catarina. O espetáculo também foi uma parceria para o lançamento do marketplace de tokens não fungíveis (NFTs) BocPlace e de sua plataforma, BlocHouse, conforme noticiou o Cointelegraph Brasil.
Os NFTs também já despertaram a atenção de celebridades internacionais, um exemplo é o craque da Seleção Brasileira e do Paris Saint-Germain (PSG) Neymar Jr que acaba de desembolsar US$ 1,1 milhão por dois dos 10 mil cobiçados exemplares da coleção de NFTs Bored Ape Yacht Club (BAYC). Mas o que pode ser percebido pela movimentação das celebridades também pode ser constatado pelos lançamentos e investimentos de startups pelo Brasil.
Block4
A Block4 quer popularizar os NFTs com o lançamento de colecionáveis a partir de R$ 10. A plataforma fechou uma parceria com o Club de Regatas Vasco da Gama para entregar uma experiência única aos seus torcedores. A empresa, que gerencia plataformas de colecionáveis digitais (TiBs) e permite organizações de diversos segmentos entregarem experiências personalizadas e engajadoras aos torcedores, promete disponibilizar ingressos comemorativos do Gigante da Colina, dentro da plataforma vasco.tibs.app, onde o torcedor pode se registrar e comprar de maneira simples e ágil, pelo valor de R$10.
Seguimos com a missão de engajar e fazer com que o nosso torcedor se sinta mais perto do clube. Experimentamos e implementamos a ideia dos ingressos colecionáveis na temporada passada e para este ano, olhando de uma forma inteligente e inovadora, aprimoramos a forma desses colecionáveis. Considerando que o Vasco tem no seu DNA o pioneirismo e sempre buscou liderar processos de iniciativas inovadoras, nada mais justo que ampliar e digitalizar o colecionismo através dos NFT’s, explicou o gerente Departamento de Marketing e Novos Negócios do Vasco, Rogério Portugal.
Para o CEO da Block4, Thiago Canellas , a principal proposta da iniciativa é:
Disseminar o uso dessa tecnologia para os mais variados colecionáveis digitais, que podem ser uma imagem, um vídeo, áudio, 3D, um texto ou todos esses conteúdos juntos. No mercado digital, esses elementos passam a ser acessíveis a todos, principalmente pelo valor
Dax
A startup também acaba de desembarcar no mercado de marketplace de NFTs, “e com uma proposta de ir além da abordagem financeira desses ativos e oferecer experiências exclusivas e um rol de serviços e produtos”, tais como fan tokens e Xperience tokens, além de NFTs.
Atuamos nas indústrias da música, esportes, e-sports, influencers e ICOs, além de todo o setor de bens de consumo, como moda, automotivo, financeiro, entre outros. Em todos eles, auxiliamos com uma solução end to end na geração de experiências únicas, de valor exclusivo e raro, através dos tokens e de nossas plataformas tecnológicas de blockchain, disse o CEO e cofundador da startup, Claudio Olímpio.
A DaX também tem como sócios fundadores: Luiz Fioreze, CBO da companhia, e entre seus co-fundadores conselheiros, Maurício Gallian, CEO da Global Shopper e Ricardo Franken, CEO da IntegerOutPromo. Como conselheiros e investidores, Vinicius Neves (head de Marketplaces do Banco Original), Pyr Marcondes e Marcio Malmegrin, da Macuco Tech Ventures, e Alexandre Machado, sócio da Hedge Investments.
Como parceiros estratégicos, operacionais, técnicos e de negócios, a DaX conta com a GoBlockchain, associada à companhia e seu braço tecnológico; a Netcos, Ponto 3 Comunicação, Conteúdo Digital, nas áreas de influencers, comunicação e marketing; e na área de Blockchain, a Block4, que utiliza a WAX, certificada Carbono Neutro.
SkillCore
A startup de engajamento brasileira, que recentemente recebeu um aporte de R$ 600 mil, promete lançar ainda em fevereiro uma nova funcionalidade em sua plataforma, no caso uma funcionalidade na qual os criadores de conteúdo poderão ofertar NFTs como recompensas aos seus apoiadores, trazendo ainda mais inovação à plataforma.
Fundada em 2019, a SkillCore concentra em um único ambiente as principais funcionalidades que os criadores de conteúdo precisam para gerenciar e engajar suas comunidades, e com dois diferenciais fundamentais: diferentemente do que ocorre em outras plataformas do gênero, os criadores de conteúdo têm acesso às informações dos membros de sua comunidade e não estão vulneráveis às mudanças valor de repasse de pagamento que ocorrem muitas vezes sem aviso prévio.
Nas redes sociais, o criador tem acesso a seus números e estatísticas, mas não sabe quem são as pessoas por trás daqueles nicks e arrobas. Na SkillCore, oferecemos uma base centralizada de fãs, com dados que realmente importam e que podem não só aprimorar o engajamento como também melhorar a produção de conteúdo”, afirmou o sócio e fundador Mauricio Daniachi.
No final de janeiro a Tim também anunciou que vai vender NFTs do 5G, em uma loja inaugurada no metaverso baseada em uma loja conceito aberta no Barra Shopping, no Rio de Janeiro. A criação da loja no metaverso foi feita pela agência MetaMundi, uma parceria da Dellarte Soluções Culturais e da Metaverse Agency, conforme noticiou o Cointelegraph Brasil.
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