Em 10 anos, o dólar desvalorizou 99,99% em relação ao bitcoin
Dados de portal que mapeia a desvalorização do dólar mostra que a moeda americana vem perdendo valor a cada ano e, frente ao Bitcoin, sua depreciação chega a 99%
O especialista que argumenta ser o Bitcoin uma das principais reservas de valor frente a depreciação das moedas nacionais tem um novo argumento para sua tese.
Segundo dados do portal usdsat.com, em cerca de 10 anos a desvalorização do dólar em relação ao Bitcoin chega a 99,998%.
Desta forma, segundo o estudo, o equivalente a US$ 1 há 10 anos era 1,11 bitcoins (BTC) valor que agora equivaleria a mais de US$ 58 mil.
Ainda segundo os dados do portal, somente no acumulado do ano passado, o dólar caiu 80% em relação ao Bitcoin.
O enfraquecimento do dólar americano seria inclusive um dos motivos que teria levado investidores institucionais ao mercado de criptoativos.
Dólar fraco
Como aponta o jornalista Juan Ibarra, um dos fatores que têm sido atribuídos ao enfraquecimento da moeda americana é a impressão indiscriminada de dinheiro por parte dos EUA para conter os efeitos da crise econômica do coronavírus.
O próprio Jerome Powell, presidente do Federal Reserve dos EUA, reconheceu que seu país está imprimindo mais dinheiro do que o necessário e que isso pode acarretar uma grande inflação.
Recentemente a Organização das Nações Unidas afirmou que o mercado financeiro tradicional vive uma bolha criada pelas atitudes dos governos para conter a crise do coronavírus, imprimindo dinheiro desenfreadamente na tentativa de recuperar a economia.
Desta forma, no relatório “Situação e Perspectivas da Economia Mundial”, a ONU destaca que a pandemia do coronavírus causou um impacto socioeconômico devastador mas a enorme liquidez, causada pela impressão de dinheiro pelos governos para ‘driblar’ a crise baixa inflação estão alimentando a bolha financeira que pode ‘travar’ ainda mais o mundo.
A estimativa da ONU é de que mais de 131 milhões de pessoas foram empurradas para a pobreza em 2020, a maioria sendo mulheres e pessoas de comunidades marginalizadas.
O relatório mostra também que, enquanto a maioria dos pacotes de estímulos foi para proteger o emprego e ajudar o consumo, eles também alimentaram bolhas de ativos financeiros globalmente, com as bolsas de valores atingindo altas importantes nos últimos meses.
“Uma combinação tóxica de liquidez excessiva e inflação baixa desencadeou uma enorme bolha financeira, potencialmente ameaçando a estabilidade e recuperação financeira”, destaca a ONU.
LEIA MAIS