Ibovespa: ‘maremoto’ de liquidez deve trazer nova semana de alta
Os números do Ibovespa vêm em franca subida desde meados de maio e tudo indica que o movimento deverá continuar. A bolsa brasileira ruma para fechar o mês com mais uma semana de alta. Uma das razões é o apetite por risco que se mantém apesar da crise do coronavírus.
Segundo a Bloomberg, esse ambiente favorável para a bolsa é proporcionado pela alta injeção de dinheiro por governos. A avaliação é que os estímulos trilionários estejam provocando um maremoto de liquidez que atenua os efeitos da crise da Covid-19. Além disso, as tensões entre EUA e China também estariam sendo postas de lado.
No Brasil, a liquidez aliada à tendência de alta do Ibovespa compensariam preocupações sobre a retomada da economia. Para Piotr Matys, estrategista do Rabobank em Londres, investidores estão de olho em mercados emergentes.
O que importa é que existe tanta liquidez que ela precisa ir a algum lugar e os ativos de mercados emergentes estão claramente se beneficiando disso. Nada parece influenciar os mercados de maneira negativa por mais de um dia ou dois.
Também ajuda o fato da Selic estar em níveis historicamente baixos. Com a taxa básica a 2,25%, investidores são ainda mais empurrados para ativos de maior risco. O movimento tende a continuar especialmente se Banco Central aplicar nova redução até o fim do ano.
Nesse ritmo, a bolsa deve se beneficiar mesmo com reajuste para cima ano que vem. O mercado aponta que, em 2021, os rendimentos em dividendos serão maiores que a taxa de juros pela primeira vez.
Ibovespa ofusca crise política
O Ibovespa fechou a semana com alta de 4%, indo a 96.572 pontos. A bolsa ainda não recupera o patamar após o rebote do meio da semana, quando caiu após alcançar mais de 97 mil pontos. No entanto, o índice já retoma níveis do começo da crise da Covid-19.
A alta também parece mostrar que o mercado não foi atingido pelos novos fatos no cenário político. O ambiente de instabilidade ganhou novo capítulo com a prisão de Fabrício Queiroz na casa de Frederick Wassef, respectivamente o ex-assessor e o advogado da família Bolsonaro.
O banco JP Morgan, no entanto, vê impacto da situação na economia real. Apesar de Índice de Atividade do Banco Central (IBC-Br) ter vindo acima do esperado, analistas da instituição mantêm a estimativa de queda do PIB brasileiro em 7% em 2020.
Confiança pode ‘evaporar’
Apesar da onda de liquidez e apetite ao risco, é preciso ter cautela. O executivo do banco londrino Rabobank alerta que o otimismo pode mudar de uma hora para outra.
A confiança é obviamente muito forte hoje em dia. Mas, de repente, pode evaporar sem nenhum aviso.
O especialista aponta, por exemplo, que a volatilidade de moedas emergentes está muito alta. De fato, é o que acontece com o real. Nas últimas duas semanas, o dólar subiu com força. A moeda americana foi de R$ 4,80 no dia 08 de junho para R$ 5,37 na última sexta-feira (19).
Portanto, embora haja boa expectativa para o Ibovespa essa semana, não está descartada uma volta à segurança do dólar, impactando diretamente no desempenho da bolsa.
O artigo Ibovespa: ‘maremoto’ de liquidez deve trazer nova semana de alta foi visto pela primeira vez em BeInCrypto.