IBM lança nova plataforma blockchain para gerenciamento de dados de fornecedores
A gigante da tecnologia IBM e a Chainyard anunciaram uma nova rede blockchain projetada para melhorar o gerenciamento da cadeia de suprimentos.
A gigante da tecnologia IBM e a empresa blockchain Chainyard desenvolveram em conjunto uma nova rede blockchain para gerenciamento da cadeia de suprimentos. A IBM anunciou a plataforma em um comunicado de imprensa compartilhado com o Cointelegraph em 5 de agosto.
Juntamente com a IBM, os membros fundadores da rede Trust Your Supplier são também a cervejaria americana Anheuser-Busch InBev, as empresas de tecnologia Cisco, Lenovo, Nokia, Schneider Electric, a empresa farmacêutica britânica GlaxoSmithKline e a empresa de telecomunicações Vodafone.
O produto é construído sobre a plataforma IBM Blockchain e visa eliminar processos manuais demorados e ajudar a reduzir o risco de fraudes e erros.
De acordo com o comunicado, a Trust Your Supplier cria um passaporte digital para a identidade do fornecedor na rede blockchain, que permite aos fornecedores compartilhar informações com compradores selecionados na rede.
Ao implementar a plataforma, os usuários supostamente podem reduzir o tempo e o custo associados à qualificação, validação e gerenciamento de novos fornecedores. Renee Ure, diretor de cadeia de suprimentos do grupo de data center da Lenovo, disse:
“A blockchain tem a capacidade de transformar completamente como as empresas embarcam e gerenciam sua rede de fornecedores para o futuro. Através da Trust Your Supplier, tanto os compradores quanto os fornecedores verão os benefícios de aquisição da blockchain por meio de reduções no custo, complexidade e velocidade.”
A IBM continua a se expandir em projetos blockchain
A rede Trust Your Supplier une-se assim a uma série de outros projetos baseados em blockchain da IBM. Em meados de julho, a empresa triplicou o número de patentes blockchain asseguradas nos Estados Unidos desde 2018, ostentando mais de 100 famílias de patentes ativas.
Também no mês passado, a gigante americana de tecnologia Seagate, em colaboração com a IBM, entrou no estágio de piloto de seu projeto blockchain arquitetado para combater falsificações de drivers de discos rígidos (HDD). O projeto visa ajudar fabricantes, integradores e parceiros de negócios a autenticar melhor a proveniência de HDDs usando a plataforma blockchain da IBM.