Executivo da IBM revela planos para ajudar bancos a lucrar com DeFi
A IBM poderia ensinar uma ou duas coisas aos bancos sobre DeFi.
Em uma entrevista ao Cointelegraph, o diretor de serviços financeiros e ativos digitais da IBM, Nitin Gaur, compartilhou como a empresa de tecnologia está ajudando as instituições financeiras a capitalizar sobre o movimento DeFi.
Gaur – autor de Blockchain for Business – diz que é essencial que os bancos entendam e adotem o espaço DeFi. Caso contrário, ele diz que isso poderia eventualmente perturbar todo o modelo de negócios:
“Acho que as instituições financeiras devem entender isso porque tem o potencial de eventualmente afetar os modelos de negócios existentes. E esse é um dos motivos pelos quais um banco deve fazer isso.”
DeFi apresenta um conjunto de desafios regulatórios para as instituições financeiras e a IBM acredita que pode ajudar seus clientes a navegá-lo. No entanto, a maioria das instituições financeiras ainda está nos estágios iniciais de exploração no que diz respeito à DeFi e está presa na encruzilhada entre as verdadeiras finanças descentralizadas e apenas a digitalização de títulos tradicionais. Mesmo assim, Gaur prevê uma entrada “dos grandes bancos, começando pelos bancos de investimento”.
É necessário repensar
Ao mesmo tempo, ele reconhece que, para que os bancos tenham sucesso nesse espaço, eles precisam repensar sua abordagem. Não é suficiente para eles apenas criarem alguns produtos DeFi, o valor real só será desbloqueado se eles adotarem a natureza global das redes blockchain.
Ele disse que a IBM quer ajudar a conectar os bancos “à dinamicidade do mercado global que o espaço DeFi tem a oferecer, sem mencionar a inovação em produtos, criando novos produtos concorrentes e criando uma espécie de produtos complementares”.
Embora não esteja claro quando veremos os principais bancos entrarem no espaço DeFi, Gaur mencionou que a contratação de um novo chefe de ativos digitais pelo Goldman Sachs é um sinal positivo.
Leia mais:
- Aula de graça pela internet ensina como investir em Bitcoin e distribui criptomoedas para os alunos
- Google lança cursos online e gratuitos para desenvolvedores do Brasil
- Empresa de TI Fujitsu constrói infraestrutura experimental de liquidação de blockchain para nove bancos japoneses
- Nova pesquisa mostra que aproximadamente 26 milhões de americanos possuem – e 8% planeja comprar – criptomoedas
- Exclusivo: Binance pode abrir para o mercado brasileiro e ter stablecoin lastreada em reais, diz CZ
- A Binance, maior casa de câmbio cripto do mundo, anuncia que todas as taxas de listagem serão doadas para caridade