Como traders podem usar o Twitter para antecipar movimentos de preços e volumes do Bitcoin
Os dados mostram que os tweets relacionados ao Bitcoin influenciam positivamente o volume de negociação, mas e os retornos dos investimentos em 2019?
O preço do Bitcoin (BTC) vem testando a marca de US$ 10.000 este mês, métricas online como o número de tweets e as pesquisas do Google mencionando o Bitcoin mostram uma alta de dois anos.
Visão geral semanal do mercado de criptomoedas. Fonte: Coin360
Várias relações foram estabelecidas entre fatores externos e a evolução dos preços do Bitcoin. Mais notavelmente, métricas de mídia social como o número de tweets mencionando uma criptomoeda específica, o número de comentários ou postagens em um subreddit dedicado à criptomoeda, o número de volume de pesquisa diária para um tema cripto específico ou mesmo as menções de “Lambos” no Reddit .
A análise de sentimentos desse tipo de dados pode ajudar os investidores a tentar prever retornos, tornando-a uma nova abordagem para os investidores tradicionais.
Analisando os tweets e o preço do Bitcoin de 2017 a 2019
Olhando para o número diário de tweets que mencionam o Bitcoin desde 2017, há um pico claro durante a bull run de 2017. Em 7 de dezembro de 2017, havia um recorde de 155.600 tweets mencionando o Bitcoin. Após esse pico, ao longo de 2018 e 2019, o número médio de tweets reduziu substancialmente, embora tenha ocorrido um pequeno pico em 26 de junho durante o pico da corrida do Bitcoin em 2019.
Número de tweets diários de janeiro de 2017 a dezembro de 2019.
Essa tendência de médio prazo entre o número de tweets e o preço do Bitcoin pode sugerir que ambas as variáveis estão relacionadas ou que uma pode ser uma preditora da outra. Como esperado, ao longo de 2017, a correlação entre preço e número de tweets é a mais alta ao longo dos anos, em 0,86.
Uma correlação de 1 significa que o Bitcoin e o número de tweets estão totalmente correlacionados positivamente, enquanto – 1 significa que eles estão totalmente correlacionados inversamente. Além disso, uma correlação de 0 significa que eles não estão correlacionados de forma alguma.
Embora 2018 tenha sido um período de baixa, a mesma alta relação entre preço e tweets permanece com uma correlação de 0,74. Essa relação é muito menor em 2019 (0,12), embora o Bitcoin tenha mostrado um grande ganho de preço entre março e junho.
Correlação entre o preço do Bitcoin e o número de tweets diários.
Tweets como um preditor do volume do Bitcoin
Valores altos de correlação podem tentar entusiastas a supor que o número de tweets pode funcionar como um preditor confiável dos preços futuros do Bitcoin. No entanto, ao empregar análises ano a ano, encontramos resultados significativos entre o número de tweets e o volume – uma entrada importante para os investidores incorporarem essas métricas sociais em suas análises técnicas.
Quando se trata da influência de tweets no volume do Bitcoin, o relacionamento durante 2017 é mais forte do que em 2018 ou 2019 e significativo ao longo dos anos. Em 2017, se o número de tweets aumentasse 1%, poderíamos assumir uma probabilidade maior de que o volume do Bitcoin aumentasse 2,6% no mesmo dia. Essa relação se mantém nos outros anos, mas o aumento de volume é inferior a 1% em 2018 e 2019.
Ao analisar o poder futuro dos tweets para prever o volume do dia seguinte, encontramos resultados significativos semelhantes com magnitude semelhante, ou seja, quando o número atual de tweets aumenta em 1%, o volume do Bitcoin aumenta no mesmo dia em 2,5% em 2017, 0,64% em 2018 e 0,72% em 2019.
Os tweets prevêem com precisão os retornos do Bitcoin?
O Santo Graal de qualquer mercado financeiro seria a capacidade de prever retornos futuros. Ao longo dos anos, não vimos resultados significativos entre o número de tweets e o retorno do Bitcoin. A menos que se conte em 2019 quando o número de tweets aumentasse 1%, os retornos aumentariam 0,036% no mesmo dia. Ao tentar estabelecer uma relação entre o número de tweets e os retornos futuros do Bitcoin, não encontramos resultados significativos, portanto, não podemos estabelecer a mesma conclusão que fizemos em relação ao volume.
Uma visão recente sobre esse relacionamento
Desde o início do ano, o Bitcoin registrou um crescimento tremendo, resultando em um retorno de 27% para os fundos de hedge de criptomoeda em janeiro, o maior desempenho visto desde 2017. Esses dados dados estão alinhados com as altcoins, que seguem uma tendência positiva ainda maior. Ele também deixa a porta aberta para pesquisas adicionais sobre se as tendências sociais observadas anteriormente realmente afetam o volume de negociações de criptomoeda. Seria útil reconfirmar se o início de 2020 compartilha ou não características semelhantes aos períodos de alta de 2017 ou 2019.
Preço diário do Bitcoin de 1 de janeiro de 2020 a 13 de fevereiro de 2020.
Quando se trata do número médio de tweets que mencionam o Bitcoin em janeiro e fevereiro deste ano, houve um aumento da média observada em 2019 – de uma média diária de 18.972 tweets em 2019 para uma média de 22.070 tweets no início de 2020 Além disso, ocorreu um aumento anormal no número de tweets em 2 de fevereiro, aumentando o número médio de tweets em fevereiro (31.945) em comparação a janeiro (17.929).
O número de tweets diários de 1 de janeiro de 2020 a 13 de fevereiro de 2020.
Seguindo essa tendência, descobrimos que a relação estabelecida entre o número de tweets e o volume também é observável no primeiro mês e meio de 2020. No entanto, a magnitude do impacto que o número de tweets causa em volume é menor do que em outros anos .
Quando o número de tweets aumenta 1%, o volume aumenta 0,423% no mesmo dia. O impacto é um pouco menor ao analisar o poder de previsão do número de tweets. Quando estes aumentarem 1% hoje, o volume aumentará 0,44% no dia seguinte.
No futuro, os investidores podem incorporar a influência do número de tweets em suas análises, à medida que o movimento no volume de transações ocorre de maneira consistente ao longo dos anos. Tudo isso merece alguma consideração, pois muitos analistas sugeriram que uma nova tendência de alta está se formando no mercado de criptomoeda.
Portanto, analisar picos de métricas sociais como tweets pode complementar a capacidade dos investidores de determinar períodos de especulação para que possam ajustar suas estratégias de investimento.
Dados para o número de tweets retirados de https://bitinfocharts.com. As visões e opiniões expressas aqui são exclusivamente do autor e não refletem necessariamente as visões do Cointelegraph. Todo movimento de investimento e negociação envolve risco. Você deve realizar sua própria pesquisa ao tomar uma decisão.