Como usar o RSI corretamente na negociação de criptomoedas

Índice de Força Relativa, conhecido como IFR em português, ou RSI em inglês. Faz parte das ferramentas mais utilizadas na análise gráfica e é uma poderosa ferramenta para o trader de criptomoedas.

O Índice de Força Relativa (RSI), desenvolvido por J. Welles Wilder, é um oscilador de momento que mede a velocidade e a mudança dos movimentos de preços, e é muito importante na negociação de criptomoedas. O RSI oscila entre zero e 100. Tradicionalmente, o RSI é considerado sobrecomprado quando acima de 70 e sobrevendido quando abaixo de 30. Os sinais podem ser gerados procurando divergências e oscilações de falha. O RSI também pode ser usado para identificar a tendência geral.

Esse é um oscilador de sobrecompra e sobrevenda que indica a força relativa dos preços de um determinado ativo. Caso você não conheça, ou mesmo sendo um usuário ativo deste indicador. Muito se convencionou muitas teorias e estratégias enganosas sobre como se beneficiar do RSI , quase que usando-o em overdose e de uma forma bastante displicente. O que tem levado muitas pessoas a perderem dinheiro de forma recorrente, caindo em verdadeiras armadilhas deixados pelo uso incorreto do RSI.

O RSI mede a aceleração de um movimento. Basicamente o setup IFR mais Candle de Reversão funciona próximo de uma linha de suporte e pode-se notar um candle de reversão de tendência na maioria das vezes.

Fonte: Tradingview/Analista Sandro Dias

Como funciona o RSI

O RSI é considerado sobrecomprado quando acima de 70 e sobrevendido quando abaixo de 30, como dissemos acima. Esses níveis tradicionais também podem ser ajustados, se necessário, para melhor se adequar ao ativo. Por exemplo, se um ativo atinge repetidamente o nível de sobrecompra de 70, convém ajustar esse nível para 80.

Durante fortes tendências, o RSI pode permanecer em sobrecompra ou sobrevenda por longos períodos.

O RSI também costuma formar padrões gráficos que podem não ser exibidos no gráfico de preços subjacente, como topos e fundos duplos e linhas de tendência. 

Em uma tendência de alta ou mercado de alta, o RSI tende a permanecer na faixa de 40 a 90, com a zona de 40 a 50 atuando como suporte. Durante uma tendência de baixa ou mercado de baixa, o RSI tende a ficar entre a faixa de 10 a 60, com a zona de 50 a 60 atuando como resistência. Esses intervalos variam dependendo das configurações do RSI e da força da tendência subjacente do título ou do mercado.

Se os preços subjacentes fizerem uma nova alta ou baixa que não seja confirmada pelo RSI, essa divergência pode sinalizar uma reversão de preço. Se o RSI atingir uma alta mais baixa e seguir com um movimento de baixa abaixo da baixa anterior, ocorreu uma falha de oscilação superior. Se o RSI atingir uma baixa mais alta e seguir com um movimento ascendente acima de uma alta anterior, ocorreu uma falha de oscilação inferior.

Por medir a velocidade e o tamanho do impulso de um ativo, as mudanças no RSI junto com as mudanças no gráfico de preços podem ser um poderoso indicador de reversões de tendência. No entanto, não é capaz de dizer aos investidores exatamente quando essas reversões ocorrerão e quais serão essas mudanças de preço.

Juntamente com o MACD, o RSI é outra ferramenta útil na caixa de ferramentas de um investidor.

Prós e contras de usar o RSI

O RSI funciona melhor quando o preço de um ativo está subindo ou descendo, ou oscilando, em vez de continuar em uma tendência.

O RSI também é um reflexo da velocidade com que o preço de um ativo está sendo oferecido para cima ou para baixo.

Por outro lado, como o RSI está medindo o presente momento, ele pode permanecer em território de sobrecompra ou sobrevenda, apesar das reversões de tendência começarem a tomar forma.

Embora as leituras do RSI abaixo de 30 possam gerar um “sinal de compra”, a tendência de queda do ativo pode continuar por um longo tempo antes de reverter o curso.

As informações contidas neste texto são de responsabilidade do autor e não necessariamente refletem as posições do Cointelegraph Brasil.

LEIA MAIS:

Você pode gostar...