Como se proteger e não cair em um esquema de pump-and-dump de criptomoedas?
O pump-and-dump no mercado de criptomoedas criptomoedas é uma fraude orquestrada que envolve enganar investidores para comprar tokens inflados artificialmente – normalmente comercializados e promovidos por celebridades e influencers.
Educar-se sobre o ecossistema de criptomoedas é crucial para os investidores sobreviverem durante um mercado de baixa enquanto aguardam um novo ciclo de alta. Dito isto, ter uma boa compreensão do investimento em cripto implica se proteger projetos fraudulentos que ameaçam derreter ativos da noite para o dia, também conhecidos como esquemas de pump-and-dump.
Pump-and-dump no mercado de criptomoedas é uma fraude orquestrada que envolve enganar investidores para comprar tokens inflados artificialmente – normalmente comercializados e promovidos por celebridades e influenciadores sociais. O token SafeMoon é um dos exemplos mais proeminentes de um suposto esquema de pump-and-dump envolvendo celebridades de primeira linha, incluindo Nick Carter, Soulja Boy, Lil Yachty e os YouTubers Jake Paul e Ben Phillips.
Depois que os investidores compram tokens a preços inflacionados, as pessoas que possuem o maior número de tokens vendem tudo, resultando em uma queda imediata nos preços do token. Enquanto os fraudadores disfarçam esquemas de pump-and-dump sob o pretexto de criar o próximo frupo de milionários de criptomoedas, investidores experientes têm a vantagem de identificar e evitar seu envolvimento.
Esquemas de pump-and-dump geralmente são acompanhados por falsas promessas em torno de três categorias amplas – resolvendo casos de uso do mundo real, retornos exorbitantes garantidos e apoio inabalável de celebridades e influenciadores.
O sucesso a longo prazo de uma criptomoeda depende muito dos casos de uso que ela atende. Como resultado, as pessoas que apoiam projetos de pump-and-dump geralmente bastam seu envolvimento, destacando os casos de uso que o token pretende atender. Além disso, esses esquemas normalmente envolvem celebridades por meio de pagamentos adiantados em dinheiro e tokens nativos do projeto.
As celebridades então promovem os tokens fraudulentos para sua base de fãs, geralmente com promessas de altos retornos de investimento. No caso da SafeMoon, as celebridades foram acusadas de terem participado do esquema com uma lenta venda de suas participações, já que o volume de negociação de investidores de varejo permaneceu inflado.
A Binance, a maior exchange de criptomoedas em termos de volume de negociação, também alertou os investidores a seguirem conselhos de investimentos de celebridades e influenciadores.
Superstars ≠ crypto experts.
Music artist @JBALVIN says “do your own research”.
On 2.13 when big names try to give you crypto advice — sound #CryptoCelebAlert and grab 1/2222 NFTs of basketball star @JimmyButler!
Learn more ⬇️https://t.co/3rC7r0uJ8M pic.twitter.com/Hml8AN2aEs
— Binance (@binance) February 7, 2022
No próximo ciclo de alta, os investidores tradicionais e cripto em todo o mundo aumentarão os esforços para recuperar as perdas do mercado de baixa atual. Sabendo dessas informações, os fraudadores tentarão encontrar oportunidades para enganar investidores incautos apresentando ganhos irreais. Como resultado, fazer sua própria pesquisa (DYOR) ainda é um dos melhores conselhos do mercado cripto.
Elon Musk também foi recentemente acusado de manipular os preços das criptomoedas pela empresária bilionária sul-africana Magda Wierzycka.
Wierzycka acredita que a atividade nas redes sociais de Musk e suas implicações no preço do Bitcoin (BTC) deveriam tê-lo tornado objeto de uma investigação pela Comissão de Valores Mobiliários dos EUA. Ela acredita que Musk conscientemente aumentou o preço do Bitcoin por meio de tweets, incluindo aqueles que mencionam a compra de BTC de US$ 1,5 bilhão da Tesla, e então “vendeu grande parte de sua exposição no pico”.
LEIA MAIS