‘Como ficar rico com criptomoedas sem contar com a sorte’, segundo uma thread de um investidor no Twitter

O investidor e podcaster Jason Choi postou uma série de reflexões sobre o comportamento mais adequado para investidores se beneficiarem ao máximo do mercado de criptomoedas.

Na manhã desta sexta-feira, o investidor e podcaster Jason Choi fez um longo thread no Twitter com dicas para os investidores se tornarem bem sucedidos no volátil e traiçoeiro mercado de criptomoedas.

O GP do fundo de criptoativos Spartan Capital e apresentador do The Blockcrunch Podcast se propôs a criar um guia atemporal para investidores baseado em ensinamentos recolhidos a partir de entrevistas realizadas com mais de 100 personalidades que tiveram sucesso no mercado de criptomoedas e tornaram-se “cripto-milionários”.

Como ficar rico com criptomoedas (sem contar com a sorte):

Segundo, Choi, o pincípio fundamental é fazer a diferenciação entre hodlers traders:

“Não confunda possuir com negociar. Enquanto alguns enriquecem negociando, saiba que você ainda está alugando seu tempo por dinheiro.”

Embora reconheça que é possível ganhar dinheiro tentando comprar na baixa e vender na alta, Choi afirma que a maioria das pessoas fica rica com criptomoedas “por possuir ativos cujo valor se aprecia ao longo do tempo.”

Discernimento também é uma característica fundamental. Choi alerta que não se deve deixar levar por projetos que prometem valorizações exponenciais ou mesmo que tenham chegado a entregar lucros substanciais aos investidores de primeira hora. A valorização por si só ou uma narrativa aparentemente bem construída não garantem a viabilidade e principalmente a sustentabilidade de um projeto. “Quanto mais rápido valores não sustentáveis são alcançados, mais rápido eles desaparecerão”, escreve o investidor.

Estar aberto a inovações e ao desconhecido pode abrir oportunidades que de outra forma seriam desperdiçadas por ignorância. Nessa indústria, a palavra dos mais jovens tem igual ou maior importância do que a de pessoas mais experientes: “Permita que os mais jovens o façam mudar de ideia”, diz Choi.

Em uma postagem dirigida especialmente aos desenvolvedores, o investidor defende a importância de estar atento aos problemas dos outros:

“Se você explorar as coisas das quais as pessoas reclamam consistentemente, você encontrará uma oportunidade de um bilhão de dólares.”

Ainda dirigindo-se aos profissionais da indústria ou àqueles que desejam fazer parte dela, ele afirma que a disponibilidade para a cooperação abre as portas para a criação de riqueza: “você não precisa ser um programador para agregar valor: criação de conteúdo, networking, oferecer feedbacks inteligentes são algumas outras maneiras de colaborar.”

“As pessoas sempre são capazes de dizer se você investe ou trabalha na indústria de criptomoedas para enriquecer rapidamente” – e esse julgamento será determinante para ampliar ou minimizar suas chances de ser bem sucedido no meio.

Em geral, no mercado de criptomoedas o tempo é inversamente proporcional ao conhecimento, diz Choi:

“Quanto mais cedo você entra, mais vantagens você encontrará, mas mais conhecimento será necessário para encontrar as oportunidades certas.

Segundo o investidor, as criptomoedas representam um teste à ética individual dos participantes da indústria. Pessoas que falham no teste do enriquecimento rápido – ou seja, aqueles a quem o dinheiro sobe à cabeça – não merecem confiança: “você pode fazer dinheiro no curto prazo, mas perderá todo o resto”, afirma Choi.

Saber que se está lidando com um mercado de alto risco e estar disposto a arcar com as consequências desse fato é inevitável para saber traçar objetivos e conseguir alcançá-los:

“Não evite a volatilidade. Volatilidade é o preço que se paga por obter retornos compostos e exponenciais.”

Ainda sobre o tema gestão de risco, é preciso ter uma atitude positiva e pró-ativa e não temerosa e pessimista: 

“Quando se trata de oportunidades com custos baixos, o pensamento ‘e se funcionar’ deve superar o pensamento sobre ‘o que pode dar errado’.”

Da gestão de risco à gestão financeira, nunca se deve abrir mão do planejamento, pois o primeiro mandamento para ser uma pessoa rica é manter-se rico. Ou seja, Choi recomenda comedimento ao afirmar que não se deve mudar de estilo de vida apenas “para corresponder a um padrão de riqueza após um momento de alta histórica do mercado.”

Unindo o planejamento à gestão de risco, ele alerta: “não aposte o que você não tem para ganhar o que você não precisa”.

O investidor também desconstrói o mito da alavancagem como construtora de riqueza e sugere que não se tome o sucesso em uma operação de super exposição por genialidade. Em geral, aqueles que alardeiam seus ganhos quando bem sucedidos costumam silenciar diante dos seus fracassos.

Choi relembra o “Efeito Dunning-Kruger” para afirmar que o sucesso de uma pessoa que eventualmente entrou cedo no mercado a ponto de enriquecer por conta de sua expansão não a capacita para falar sobre temas como criptografia, macroeconomia ou política.

O referido efeito diz respeito a indivíduos que possuem poucos conhecimentos sobre um assunto, mas mesmo assim acreditarem ter mais sabedoria que pessoas mais bem preparadas. Em geral, é a incompetência que os impede de reconhecer os próprios erros. O resultado é que invariavelmente acabam tomando decisões equivocadas e arrastando os incautos para a sua ruína.

Tudo na indústria de criptomoedas é baseado na construção de narrativas. Basta lembrar do Bitcoin enquanto ouro digital ou da Cardano como a principal “Etherum killer”. É necessário estar consciente de que toda narrativa parte de uma construção humana, e que os seres humanos são movidos por interesses particulares, alerta Choi. Em seguida, afirma: “se você não consegue encontrar o peixe na mesa, você é o peixe.”

Como em quase tudo na vida, a criação de uma rede é fundamental para o sucesso no mercado de criptomoedas. A troca de informações e experiências favorece escolhas mais acertadas. Assim, o investidor fala da importância de fazer parte de uma tribo como forma de ampliar os próprios conhecimentos. E completa:

“Se você for generoso em oferecer suas ideias, os outros retribuirão com oportunidades. Se você guardar para si os seus insights, outros farão o mesmo.”

Sempre é válido ouvir pessoas mais experientes, no entanto apenas àqueles que você sabe que têm conhecimento de causa de fato. “Ignore traders que falam sobre tecnologia e os desenvolvedores que opinam sobre o mercado”, escreve Choi.

Ser generoso é uma virtude, diz Choi, portanto é recomendável retribuir favores: “as criptomoedas estão repletas de oportunidades assimétricas. Uma oportunidade de investimento pode torná-lo rico”.

Em geral, diz o investidor, “as pessoas recebem aquilo que merecem”. Então, evite olhar para os outros, invejando-os ou exigindo deles um determinado comportamento, e faça por você mesmo.

Ao fim e ao cabo, autoconsciência é o recurso fundamental para ter sucesso nesse mercado. Eis o último conselho do investidor:

“Finalmente, a grande volatilidade das criptomeodas pode criar e destruir fortunas em um tempo muito curto. A cada ciclo você ouve histórias de riquezas exuberantes, mas também de pessoas que acabaram sem nada.

Sempre saiba o que é importante para você e o que é suficiente.”

LEIA MAIS

Você pode gostar...